terça-feira, 31 de julho de 2018

[Lançamento] Gibio #17, publicação de quadrinhos da UFSCar inclui HQs do Ciberpajé

Capa da Gibio #17 (ISSN 1984-610X) com arte de Gazy Andraus

Durante o IV FNPAS - Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial, que aconteceu no IF Fluminense, campus Macaé, foi lançada a nova edição do Gibio Zine, uma publicação que tem como editor o quadrinista, pesquisador e doutor Hylio Lagana, professor do curso de licenciatura em biologia da UFSCar - campus Sorocaba - onde desenvolve com alunos e bolsistas o projeto de extensão Gibio Zine que se propõe a criar HQs que tratem do ensino de biologia e temas correlatos. A publicação já está em seu décimo sétimo número, mostrando grande longevidade e força, e a importância da pesquisa que envolve criação e educação. A cada número Hylio conta com convidados - outros artistas-pesquisadores brasileiros - que participam com seus quadrinhos. O Ciberpajé já colabarou com diversos números, inclusive tendo criado a arte da capa de duas edições.

HQ "Forja Pós-humana", parceria do Ciberpajé e da IV Sacerdotisa

Dessa vez Hylio contou com um dos pioneiros do gênero poético-filosófico de quadrinhos, o artista-pesquisador Gazy Andraus (UEMG) também como parceiro na edição e seleção de material, que além dos editores contou com participações da doutora e IV Sacerdotisa Danielle Barros (UNEB), do coordenador do projeto IFFanzine e da Fanzinoteca do IFF Macaé, Beralto, de alguns dos bolsistas do projeto, e do Ciberpajé (UFG).

Páginas da HQ "Ousado Redesenho", do Ciberpajé

O Ciberpajé participa com uma parceria com a IV Sacerdotisa na HQ "Forja Pós-humana" (p.3 -6), em que fez roteiro e composição e ela criou os desenhos; e também com a HQ solo "Ousado Redesenho" (p.9-11). Adquira seu exemplar desse número de Gibio e dos anteriores diretamente pelo e-mail: gibiozine@gmail.com

Pose acadêmica dos editores e artistas convidados da Gibio Zine # 17, durante o lançamento no IV FNPAS, no IFF Macaé. Da esquerda para a direita: Gazy Andraus, IV Sacerdotisa Danielle Barros, Beralto, Hylio Lagana, e a frente o Ciberpajé.


Nenhum comentário:

Postar um comentário