terça-feira, 24 de julho de 2018

[Veja como foi] Ciberpajé lança álbuns "Ecos Humanos" e "Cartografias do Inconsciente" no FIQ BH 2018

 O Ciberpajé na mesa de editora Reverso com os lançamentos

Ciberpajé e Eder Santos, entusiasmados lançando Ecos Humanos no FIQ

Ecos Humanos, novo álbum do Ciberpajé em parceria com Eder Santos

"Cartografias do Inconsciente"- o álbum é fruto de tese de doutorado orientada pelo Ciberpajé (Edgar Franco) e defendida por Matheus Moura no Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da UFG

O Ciberpajé esteve presente no FIQ 2018 - Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, entre os dias 30 de maio e 3 de junho de 2018. Foi como um dos representantes da editora Reverso, na mesa 65 do FIQ, que contou também com a presença dos dois quadrinhistas, editores e pesquisadores Matheus Moura e Guilherme Silveira e da ativista underground Priscila Seidel.


 Guilherme Silveira, Vinicius Posteraro, Matheus Moura e o Ciberpajé na pose acadêmica com os lançamentos da Editora Reverso

Matheus Moura, o Ciberpajé e Priscila Seidel na mesa da Editora Reverso no FIQ 2018

O Ciberpajé foi especialmente para lançar os álbuns em quadrinhos Ecos Humanos (Editora Reverso, 2018) - parceria com o desenhista Eder Santos e inspirado em uma experiência de ENOC (estados não ordinários de consciência) com o cogumelo Psilocybe cubensis; Cartografias do Inconsciente (Editora Reverso 2018) - fruto de tese de doutorado orientada pelo Ciberpajé (Edgar Franco) e defendida por Matheus Moura no Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da UFG, o álbum apresenta quadrinhos visionários criados sob inspiração de experiências de ENOC com uso da Ayahuasca e da Respiração Holotrópica - e copnta com quadrinhos de Matheus Moura, do Ciberpajé e dos convidados Guilherme Silveira, Vinícius Posteraro, Laudo Ferreira, Paula Mastroberti; além dos lançamentos era possível adquirir na mesa da reverso outras obras do Ciberpajé como BioCyberDrama Saga (Editora UFG, 2016) - Saga de FC que apresenta o universo ficcional da Aurora Pós-humana e uma HQ de mais de 150 páginas desenhada por Mozart Couto e publicada em edição capa dura pela editora UFG; o SketchBook Edgar Franco (Editora Criativo, 2017) com artes e HQforismos do Ciberpajé; o álbum Oráculos (Editora Criativo, 2017) com 10 HQs curtas do Ciberpajé inspiradas no I-ching e no Tarô, Matéria Escura (Editora Reverso, 2018) com quadrinhos de Matheus Moura, Guilherme Silveira e Vinícius Posteraro - e uma HQ posfácio do Ciberpajé; assim como o novo número 10 1/2 da revista "Camiño Di Rato", publicação da editora Reverso dedicada aos quadrinhos poético-filosóficos e experimentais.

O FIQ é o mais importante festival brasileiro dedicado ao quadrinho alternativo e recebeu a visita de dezenas de milhares de pessoas durante seus 4 dias de realização, é um espaço fantástico para reencontrar amigos da cena dos quadrinhos de todos os estados, solidificar parcerias e fazer novos amigos e encontrar novos parceiros de criação. Para o Ciberpajé foram 4 dias intensos nos quais reencontrou inúmeros amigos, concedeu entrevista, e autografou dezenas de exemplares adquiridos pelo público que lotou o evento. Os exemplares de "Ecos Humanos" e "Cartografias do Inconsciente" levados para o lançamento no evento se esgotaram e o Ciberpajé realizou inúmeros exercícios de ritual de presença desenhando artes exclusivas nos exemplares de amigos e do público leitor.

O Ciberpajé concedeu uma longa entrevista em vídeo ao canal CAOSOFIA - dedicado à magia do caos, arte e filosofia -  o papo tratou d os processos criativos de suas criações artísticas e a relação direta com suas ações mágickas em busca da autotransformação e integralidade. O foco principal da entrevista foi o universo ficcional transmídia e mágicko da "Aurora Pós-humana", base para suas obras artísticas, e os álbuns em quadrinhos lançados no FIQ 2018. Assista a entrevista nesse link, ou clicando na imagem abaixo.


Ciberpajé e Fausto durante a entrevista exclusiva ao canal Caosofia

Quadrinistas e público que viram ou adquiriram o álbum "Ecos Humanos" - álbum de 72 páginas com uma narrativa sem texto que trata do ocaso pós-humanos de seres híbridos de humano e lobo guará, com roteiro do Ciberpajé e arte de Eder Santos - foram unânimes em elogiar a beleza da HQ e sua densidade, como revelam algumas das primeiras impressões já descritas nas redes sociais:

Eder Santos, o seu trabalho é maravilhoso!!! Não me canso de dizer. O "Ecos Humanos" que você fez juntamente com o Ciberpajé me fez sentir que mesmo nos momentos mais sombrios e inóspitos pode haver amor, e inclusive, a abnegação de si mesmo em prol do outro ou de algo maior. Além disso, mesmo nessas situações difíceis, continuar seguindo
em frente com resiliência e fé é um ato de extrema rebeldia frente às descrenças do momento. Seu traço é de uma sensibilidade ímpar!! Sente-se o que não consegue ser escrito em palavras. Muito obrigada e continue evoluindo sempre!! (Manainy Avezani)

Ecos Humanos vale cada página! Eu só queria dizer 👏👏 (Cell)


Edgar Franco (Ciberpajé) e Eder Santos criaram esta pérola da arte sequencial chamada ECOS HUMANOS, e que foi lançada recentemente no fiq 2018. É um projeto que traz em seu cerne um retorno ao lado primal do ser. Uma narrativa muito sensível e ao mesmo tempo brutal sobre a vida pós-humana. Recomendo a leitura. (Leander Moura - Quadrinhista)

Belo trabalho dessa dupla, Edgar Franco, o velho Ciberpajé dispensa maiores comentários pela singularidade e beleza no seu trabalho e o Eder  Santos é um tremendo talento que vai mostrar muito ainda pela frente. (Laudo Ferreira - Quadrinhista)

Assista aqui uma instigante vídeo resenha de Ecos Humanos feita pelo canal Caosofia

Confira resenha do quadrinhista Renato Medeiros para Ecos Humanos

Os 75 exemplares de "Ecos Humanos" (da tiragem de 400) que foram levados para o FIQ 2018 se esgotaram antes do final do evento. Já aconteceu  em Goiânia o segundo lançamento de Ecos Humanos, foi no dia21 de julho, na Mandrake Comic Shop, em breve faremos um post sobre o lançamento. Seguem fotos do FIQ 2018, registrando momentos inesquecíveis do evento com o Ciberpajé entre amigos quadrinhistas e admiradores de sua obra.

ED
O roteirista Renato Medeiros, de Natal, e o Ciberpajé


 Autógrafo e desenho exclusivo no exemplar do quadrinhista potiguar Carlos Alberto Oliveira, que encomendou seu exemplar de Ecos Humanos a Renato Medeiros

Renato Medeiros e o Ciberpajé com a impactante obra "A Cidade Asfixiada", a qual teve a honra de prefaciar


O quadrinhista Eder Santos, parceiro do Ciberpajé em "Ecos Humanos", em sua mesa do FIQ

 O quadrinhista Eder Santos, parceiro do Ciberpajé em "Ecos Humanos", e o exemplar especialmentew autografado para o Ciberpajé




O quadrinhista Eder Santos, parceiro do Ciberpajé em "Ecos Humanos", e o exemplar especialmente autografado para o Ciberpajé




 O quadrinhista Eder Santos, parceiro do Ciberpajé em "Ecos Humanos", autografando o exemplar  para o Ciberpajé



 O Ciberpajé com o casal de quadrinhistas potiguares, Cristal e Leander Moura, que estiveram no FIQ lançando seu fántástico e tenebroso álbum "Horas Escuras"


 Ciberpajé com o casal de quadrinhistas potiguares, Cristal e Leander Moura, que estiveram no FIQ lançando seu fántástico e tenebroso álbum "Horas Escuras"

Desenho e autografo do Ciberpajé para os quadrinhistas potiguares, Cristal e Leander Moura

O Ciberpajé e Fernando com seu exemplar de "Ecos Humanos" 


Autógrafos de Eder Santos e do Ciberpajé no exemplar de Fernando







O Ciberpajé, o animador Igor Bastos, a designer e quadrinhista Elisa Guimarães e Matheus Moura


Pose acadêmica! 


Autógrafo do Ciberpajé no exemplar de Igor

Ciberpajé com "Cartografias do Inconsciente" em mãos


Ciberpajé e o amigo Paulo Ricardo Kobielski

Eder Santos, o amigo Paulo Ricardo Kobielski, e o Ciberpajé em pose acadêmica

Mesa de lançamentos da Reverso Editora

Mesa de lançamentos da Reverso Editora


O Ciberpajé e a pesquisadora de HQtrônicas Marília de Aguiar, que utilizou o livro HQtrônicas como uma das principais referências de seu TCC


Mesa de lançamentos da Reverso Editora


Mesa de lançamentos da Reverso Editora


Mesa de lançamentos da Reverso Editora



O psicólogo João Gabriel e sua esposa junto ao Ciberpajé


Desenhista que fez um desenho do Ciberpajé e pediu que ele assinasse

 Lucas com o álbum Matéria Escura  autografado pelo Ciberpajé 


Autógrafo do Ciberpajé para o parceiro em ECOS HUMANOS, Eder Santos

Laudo Ferreira e o Ciberpajé

O lendário zineiro Denilson Reis e seus exemplares de BioCyberDrama Saga e Ecos Humanos




Autógrafo do Ciberpajé no álbum Ecos Humanos do grande artista Carlos Alberto, lá de Natal


Ciberpajé desenhando na mesa do Selo Reverso


Lucas com o álbum Matéria Escura  autografado pelo O Ciberpajé


Lucas com o álbum Matéria Escura  autografado pelo O Ciberpajé



Thiago com o álbum Ecos Humanos  autografado pelo Ciberpajé e Eder Santos



Ciberpajé desenhando na mesa do Selo Reverso


Sol com o álbum Oráculos autografado pelo Ciberpajé 


Ciberpajé reencontrando o ex-aluno e amigo talentoso Cebes Junior




Klaus com o álbum Ecos Humanos  autografado pelo Ciberpajé e Eder Santos


Rafael com o álbum Cartografias do Inconsciente  autografado pelo Ciberpajé 



Caio com o álbum Cartografias do Inconsciente  autografado pelo Ciberpajé 


Caio com o álbum Cartografias do Inconsciente  autografado pelo Ciberpajé 


Vitor  com o álbum Ecos Humanos autografado pelo Ciberpajé e Eder Santos


Igor com o álbum Cartografias do Inconsciente autografado pelo Ciberpajé 








Desenho do Ciberpajé no sketchbook do Tito



Manainy com seu exemplar de Ecos Humanos autografado pelo Ciberpajé 


Manainy com seu exemplar de Ecos Humanos autografado pelo Ciberpajé 



Cell  com seu exemplar de Ecos Humanos autografado pelo Ciberpajé 

Cell  com seu exemplar de Ecos Humanos autografado pelo Ciberpajé 


Pose acadêmica 


Pose acadêmica! 


O Ciberpajé e Eder Santos 


Eder Santos e Leander Moura 



From Hell com seu exemplar de Ecos Humanos autografado pelo Ciberpajé 


From Hell  com seu exemplar de Ecos Humanos autografado pelo Ciberpajé 


Felipe com seu exemplar de Ecos Humanos autografado pelo Ciberpajé 



Matheus Moura, From Hell, Ciberpajé e Guilherme Silveira


Ciberpajé e o amigo Paulo Ricardo Kobielski

Ciberpajé e o amigo Denilson


 Valter com o álbum Ecos Humanos autografado pelo Ciberpajé e Eder Santos



O grande artista multimídia e convidado especial do FIQ, Dave MacKean, sorrindo com seu exemplar de Ecos Humanos em mãos!
Ecos Humanos - exemplares esgotados no FIQ 2018!

Nenhum comentário:

Postar um comentário