terça-feira, 31 de julho de 2018

[Lançamento] "Arte Sequencial e Suas Sarjetas Metodológicas": novo livro da Editora Aspas inclui artigo do Ciberpajé


O livro com arte da capa de Cátia Ana

"Arte Sequencial e suas Sarjetas Metodológicas" é o novo livro da Editora Aspas - Editora da Associação Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial, a obra foi organizada pelo Dr. Iuri Andréas Reblin (USP) e pela Doutoranda Natania Nogueira (UNIVERSO), com capa de Catia Ana Baldoino da Silva (UFG). A obra reúne 10 artigos de pesquisadores de quadrinhos de várias regiões do país, incluindo textos de pesquisadores doutores notórios como a IV Sacerdotisa Danielle Barros (UNEB) e Gian Danton (Unifap). Trata-se de um livro interdisciplinar voltado para a pesquisa utilizando histórias em quadrinhos e que pode ser usado por pesquisadores e estudantes de todas as áreas, apresentando exercícios metodológicos imaginativos no ato de criar, ler e interpretar histórias em quadrinhos. O Ciberpajé (Edgar Franco) participa do livro com o capítulo intitulado “Retrogênese: Processo criativo de um roteiro para quadrinhos poético-filosóficos” (p.221-239), no qual trata da criação do roteiro do álbum em quadrinhos Retrogênese, parceria sua com Al Greco.


Retrogênese insere-se no gênero de quadrinhos batizado de “poético-filosófico” (FRANCO, 1997), também chamado de “fantasia filosófica” pelo crítico de quadrinhos espanhol Henrique Torreiro ao se referir aos trabalhos de Edgar Franco e de Gazy Andraus. Este gênero é caracterizado por algumas particularidades, a primeira delas é o uso de um texto mais vinculado à poesia do que à prosa, a segunda é o fato de incluírem argumentos com intenção filosófica deliberada. Essas primeiras características explicam a denominação poético-filosófica. No caso da denominação “fantasia-filosófica”, o termo fantasia se refere diretamente às ambientações escolhidas pelos artistas do gênero, ou seja, universos fantásticos que podem ser outros planetas e civilizações, ambientações mitológicas, envolvendo desde o folclore natal, passando por mitologias estrangeiras e chegando aos mundos e civilizações oníricas criadas pelos próprios autores. O álbum “Retrogênese” foi lançado pela editora Reverso em 2014 e criado por uma parceria entre Edgar Franco, que foi o responsável pelo roteiro, e Al Greco, pelos desenhos. Franco é, segundo Elydio dos Santos Neto (2011), um dos principais representantes do gênero poético-filosófico, e Retrogênese é uma HQ singular em sua produção, pelo método criativo peculiar que envolveu a criação de um roteiro prévio para sua criação. O artigo detalha o processo de criação desse roteiro poético-filosófico e apresenta os seus desdobramentos na relação criativa com o desenhista da obra, Al Greco.

 Páginas do capítulo assinado pelo Ciberpajé

Abertura do capítulo assinado pelo Ciberpajé

O livro teve seu lançamento oficial durante o IV FNPAS - Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial que aconteceu no IF Fluminense, Campus Macaé, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do Ciberpajé. A obra também estará na sessão de lançamentos das 5ªs Jornadas Internacionais em Quadrinhos da ECA/USP, em São Paulo, no mês de agosto de 2018.

A obra vem somar ao catálogo da editora ASPAS que conta já com 9 livros lançando, tornando-se um selo emergente dedicado à pesquisa das HQs no Brasil.

Banner com todos os livros já lançados pela editora Aspas

Serviço:
"Arte Sequencial e suas Sarjetas Metodológicas"
Iuri Andréas Reblin & Natania Nogueira (orgs.)
240 pg - Editora ASPAS, 2018
ISBN 978-85-69211-11-2 (papel)
ISBN 978-85-69211-10-5 (E-Book - em breve!)

Adquira a obra pelo e-mail: nogueira.natania@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário