segunda-feira, 6 de abril de 2020

Videoarte "O Enterro dos Deuses" participa do Festival Anima FAV/UFG


O Festival Anima FAV, em caráter totalmente digital, consiste na exposição e divulgação de animações em várias técnicas realizadas por alunos, egressos, técnicos-administrativos e professores da Facuildade de Artes Visuais da UFG - Universidade Federal de Goiás, em Goiânia. O evento tem curadoria do doutorando pelo PPG Arte e Cultura Visual da UFG, Renato Cirino.

A videoarte/videoclipe "Ciberpajé - O Enterro dos Deuses", obra pioneira no Brasil a utilizar a rede neural Deep Dream na composição final de todos os seus frames, dirigida por C.N.S (Caos Necrophagus Soturnums), com concepção, roteiro e aforismo do Ciberpajé e música do Nix's Eyes, foi uma das animações selecionadas. 


O videoclipe/videoarte tem como inspiração o aforismo recitado na música: "Quando todos os deuses forem enterrados com seus pretensos livros sagrados a humanidade despertará. A empatia e o amor reinarão na pós-humanidade!" Contextualizando a visualidade num deserto de areia e em uma pirâmide hermética que simboliza o túmulo cósmico dos deuses, e trazendo uma estética digital retrô noventista. A pós-produção da obra demandou um processo lento de inserção de cada um dos frames base do vídeo no Deep Dream para a obtenção dos frames finais. O resultado é uma intensa viagem psiconáutica digital. A obra experimental é singular por seu pioneirismo no Brasil na utilização da tecnologia Deep Dream, uma forma de inteligência artificial e rede neural que altera padrões identificados em imagens digitais, reorganizando-as para que sejam identificadas pelo olho humano, e gerando assim efeitos que remontam experiências visuais psicodélicas. Sugerimos assisti-lo no escuro e com um bom monitor para perceber as sutilezas dos efeitos visuais gerados.

Assista "O Enterro dos Deuses" abaixo ou clicando AQUI.






Nenhum comentário:

Postar um comentário