segunda-feira, 23 de maio de 2022

Guilherme Silveira, orientando do Ciberpajé, defende tese "Espaço Rompido" no PPG Arte e Cultura Visual da UFG


Quinta-feira, dia 12 de maio de 2022, aconteceu a defesa de doutorado do orientando do Ciberpajé (Edgar Franco), Guilherme E Silveira,  no PPGACV/UFG . O título da tese é "Espaço Rompido: uma investigação poética dos processos de abstração nos quadrinhos ou por uma poética da opacidade." Nas palavras de Guilherme: 

“Espaço rompido” é uma reflexão sobre as potências da abstração na linguagem das histórias em quadrinhos. Por meio do atravessamento por diferentes campos, busquei caminhos de criação que diluíssem ou fluíssem entre fronteiras, permitindo um fazer que descentrasse as histórias em quadrinhos tradicionais, colocando-a em relação com processos das artes contemporâneas, literatura e outros sistemas artísticos. “Espaço rompido” é uma caixa que representa parte do que foi mapeado e construído durante o percurso de pesquisa, trabalhos poéticos e discussões processuais se mesclam em fragmentos soltos, permitindo uma diminuição da distância hierarquizante entre prática e teoria, que foram construídas sem ordem prévia, em um incessante ir e vir. A pesquisa poética permitiu adentrar em frestas guiadas pela intuição e pelo prazer do processo formativo, encontrando terrenos férteis que permitiram desdobramentos de uma vontade que compreendi e chamei de “poética da opacidade”, caracterizada pela força do processo de abstração nos quadrinhos – processo esse que mantém em tensão constante as noções de figuração, narrativa, continuidade, corte gráfico e montagem, materialidade, conceitualidade e autoria. Finalmente, essa pesquisa em Poéticas artísticas e Processos de criação buscou explorar a opacidade da linguagem e a abstração dos quadrinhos em constante diálogo com nossa realidade de transparência e pragmatismo, opondo a tendência contemporânea de recepção veloz automatizada ao desejo de diversidade, solidariedade e poesia.

A banca, que aprovou e teceu muitos elogios à pesquisa teórico-prática, foi composta pelos professores(as) doutores (as): Carolina Bonfim, Valter do Carmo Moreira, Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues e Gazy Andraus. 

Pose aqcadêmica após proclamado o resultado da defesa: candidadto aprovado! Parabéns Guilherme!




Nenhum comentário:

Postar um comentário