sábado, 12 de julho de 2014

Conversas com o Ciberpajé "Ser ou ter?"

No quinto vídeo da série "Conversas com o Ciberpajé" o Ciberpajé fala de forma sucinta sua visão entre Ser e o ter e como esse fator influencia na "traição" de si mesmo.
A série apresenta conversas da IV Sacerdotisa da Aurora Pós-humana Danielle Barros (Doutoranda Fiocruz/RJ) com o Ciberpajé Edgar Franco (Pós doutor em artes pela UnB e doutor em artes pela USP). 
Esse vídeo foi filmado na Galeria de Artes da FAV/UFG em Goiânia. Ao fundo aparece a instalação "Biobot Sex Tantra", obra do Ciberpajé Edgar Franco que integra a exposição coletiva "Sintomas Estéticos do Plural" em Goiânia, Brasil, 2014.



Confira aqui Conversas com o Ciberpajé - Ser ou Ter?

2 comentários:

  1. Acho fundamental o que você disse e complementando deixo algumas palavras de Jakob Boheme:
    “O único e verdadeiro caminho através do qual Deus pode ser percebido em Sua Palavra, Essência e Vontade é quando o homem alcança um estado de unidade consigo mesmo, e quando – não só em sua imaginação, mas em sua vontade – possa deixar tudo o que é eu pessoal ou o que pertença ao eu: dinheiro e bens, pai e mãe, irmão e irmã, esposa e filhos, corpo e vida, ou seja, quando o seu próprio eu se transforma em um nada. Ele deve entregar tudo e se tornar mais pobre do que um pássaro no ar que possui um ninho. O homem não deve sequer ter um ninho para o seu coração neste mundo. Não que se deva fugir de casa, abandonar esposa, filhos ou parentes, cometer suicídio ou jogar fora as propriedades a fim de não estar corporalmente presente. Deve-se, sim, matar e anular a vontade própria, aquela que clama por todas essas coisas como sua possessão. O homem deve entregar tudo isso ao seu Criador e dizer com todo consentimento de seu Coração: ‘Senhor, tudo é Teu’! Sou indigno de governar tudo isso, mas como Tu me colocaste aqui, devo cumprir meu dever entregando minha vontade a Ti, de forma total e completa. Age através de mim da forma que quiseres, a fim de que a Tua Vontade seja feita em todas as coisas e em tudo que eu seja chamado a fazer para o benefício de meus irmãos, a quem sirvo segundo o Teu mandamento.' Aquele que penetra neste estado de resignação suprema entra em união divina com o Cristo, a fim de ver ao Próprio Deus. Ele fala com Deus e Deus fala com ele; ele sabe qual é a Palavra [Verbum Dimissum et Inenarrabili]. Enfim, como escreveu Helena Petrovna Blavatsky em sua Doutrina Secreta, a Luz Astral é a Alma Universal, a Matriz do Universo, o 'Mysterium Magnum' do qual nasce tudo o que existe, seja por separação, seja por diferenciação.”

    ResponderExcluir
  2. Grande Marcos Freitas, sua resposta ao vídeo o complementa de forma rica e sensível! Gratidão, espero que goste dos outros vídeos da série. Abração do Ciberpajé.

    ResponderExcluir