segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Confira a entrevista do Ciberpajé Edgar Franco a TV Metrópole tratando de suas produções e pesquisas na área das histórias em quadrinhos

Entrevista do Ciberpajé Edgar Franco, artista transmídia, pós-doutor em artes e professor do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da UFG - Universidade Federal de Goiás, tratando de suas produções e pesquisas na área das histórias em quadrinhos. Entrevista conduzida pelo jornalista Jota Sobrinho para o Jornal Metrópole da TV Metrópole de Goiânia, GO.

O pesquisador Dr. Gazy Andraus resume o conteúdo da entrevista nessa resenha:

"Excelente entrevista do Ciberpajé Edgar Franco para uma TV de Goiânia. Fala da importância das HQs como linguagem que não é menor que a literatura escrita; mostra o álbum Biociberdrama Saga lançado pela Editora da UFG como parte de uma coleção de livros de arte; expõe os livros teóricos sobre HQs e Fanzines (organizado pelo saudoso prof. Elydio Santos Neto e Marta Silva), elencando também seu livro sobre HQtrônicas. Expõe as pesquisas atuais de HQforismo cujo conceito foi idealizado por ele e Danielle Barros e explica mais sobre a questão da pesquisa de vanguarda na área das HQs e Zines, tanto nas teorizações como nas práticas exemplificando com o álbum Retrogênese e o fanzine Uivo. Vale a pena assistir e levar aos rincões das faculdades de educação e pedagogia, letras e artes para entenderem melhor que não devem ter preconceito com essa arte, pois que em realidade não a conhecem. Edgar Franco ajuda nessa entrevista a esclarecer um pouco do valor dos quadrinhos dirimindo o preconceito acadêmico e anacrônico."


Confira no LINK a entrevista já editada apenas com o trecho em que o Ciberpajé participa do Jornal Metrópole:



Nenhum comentário:

Postar um comentário