sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Conheça os HQGiforismos do Ciberpajé!

Antes de falar sobre os "HQGiforismos", é importante falar dos HQforismos!

HQforismos: Um novo formato de quadrinhos*

Os HQforismos são a união de aforismos e Histórias em Quadrinhos (HQ). Em sua composição, traz o legado dos quadrinhos pela estrutura narrativa poética, a união de imagens e textos, - sendo que os textos são aforísticos, com inspiração e intenção eminentemente filosóficos. 
Integram o gênero de quadrinhos poético-filosóficos, por apresentarem como características básicas experimentalismo, brevidade e intencionalidade filosófica. 
O que caracteriza e diferencia os HQforismos das demais HQs poético-filosóficas é o fato de sempre se apresentarem na forma de uma única imagem/desenho e o texto aforístico que a acompanha,- formato que favoreceu sua difusão nas redes sociais e na internet. 
Edgar Franco já produziu mais de uma centena de HQforismos, tem um álbum no prelo a ser lançado e é considerado o pioneiro-criador deste gênero. Os personagens desenhados nos HQforismos do Ciberpajé são criaturas da Aurora Pós-Humana com o simbolismo ocultista marcante presente nas criações de Franco, bem como os aforismos que o compõem, que expressam o ideário do artista.

* Adaptação do texto de apresentação do fanzine UIVO, do Ciberpajé, escrito por Danielle Barros IV Sacerdotisa, doutoranda Fiocruz/RJ.

Segue quatro exemplos de HQforismos:

"Não existe nenhum mal a não ser aquele que você alimenta em seu coração".
(Ciberpajé)
(HQforismo do Ciberpajé)

HQforismo do fanzine UIVO 1

"Você só provará da completude ao embriagar-se de seus abismos".
(Ciberpajé)
(Arte de Edgar Franco para HQforismo do Ciberpajé)

"Sim, eles mentiram para você! Te disseram que você é igual, que deve se enquadrar em algum estereótipo, que deve seguir uma moda, uma religião, dogma, partido, ou tribo. Te fizeram torcer para um time, te fizeram decorar orações e se submeter a modelos. E todas as vezes que você se sentiu diferente, disseram que estava doente! Eles te formataram, te robotizaram, te impuseram valores, e você se perdeu daquilo que mais importa, você mesmo. Você se esqueceu que é uma estrela, e as estrelas brilham solitárias, só assim se pode brilhar realmente. Você se esqueceu de ser, e a chama se apagou, pois ser significa estar apartado de grupos, não fazer concessões diante daquilo que seu coração indica. Sim, eles te mataram, mas existe a chance de que você ressuscite, livre-se de todo o passado, de todos os dogmas, crenças, abdique de todos os grupos, escute o seu coração e brilhe, brilhe estrela frondosa!" 
(Ciberpajé)
(Arte de Edgar Franco para HQforismo do Ciberpajé)

E HQGiforismo?
O neologismo vem das junções: HQ+ Gif + aforismos, é um tipo dos HQforismos, mas com o movimento da animação, o que lhe confere mais dinamicidade. Assim como os HQforismos, se vale do experimentalismo das HQs poético filosóficas, inovando na linguagem quadrinística.
Confira três exemplos de HQGiforismos feitos em parceria entre Edgar Franco e Denis Basílio:

"Criar é um ato Cósmico. O criativo em instantes pode gerar um universo, tocar as estrelas, fazer explodir supernovas. Durante a pura criação voltamos a ser o todo, integrados, unos". 
(Ciberpajé)
(Um HQforismo animado do Ciberpajé - arte de Edgar Franco com animação em GIF de Denis Basílio)


"Avançar ou retroceder? O sábio avança, o tolo cede". (Ciberpajé)
(Um HQforismo animado do Ciberpajé - arte de Edgar Franco com animação em GIF de Denis Basílio)



"Renda-se às suas asas menino, só assim se transmutará em um Deus!"
(Ciberpajé)
(HQforismo animado, ou HQGIForismo, com arte de Edgar Franco e animação de Denis Basílio).


Experimente criar!
Conheça mais HQforismos do Ciberpajé em nosso álbum do Facebook! Divulgue!




Nenhum comentário:

Postar um comentário