terça-feira, 31 de maio de 2016

[Lançamento] CIBERPAJÉ - "Heresia Cósmica": Novo EP sela parceria com projeto musical pUNk[A]I-sUIUk.


Acaba de ser lançado online pelo selo LUNARE MUSIC o novo EP do projeto musical Ciberpajé. A obra, intitulada "Heresia Cósmica", começou a ser gestada a partir do encontro do Ciberpajé com o artista ancestro-rebelde Léo da Heresia, figura lendária da cena underground de Brasilia, zineiro e músico experimental com extensa lista de lançamentos e apresentações ao vivo. Heresia e o Ciberpajé conheceram-se em um ritual artístico tecnoxamânico - do qual os dois participaram como convidados - que aconteceu em Brasília organizado pela galeria deCURATORS e pela "Rede Tecnoxamanismo". A identificação de ideário e verve criativa foi instantânea entre eles e ali mesmo já começaram a conceber as futuras parcerias. 
O Ciberpajé impressionou-se de imediato com um instrumento criado por Heresia para a produção de suas músicas - fortemente influenciadas pelo punk, noise e pelas tradições da música brasileira - um incrível "berimbau elétrico". A primeira obra sonora sem amarras de nenhuma ordem, para vomitar na imbecilidade da tal "economia criativa" com total "heresia criativa", é um EP reunindo 4 dos aforismos do Ciberpajé recitados por ele e musicados por Léo da Heresia com o seu projeto (a)musical  pUNk[A]I-sUIUk. Além das 4 faixas-aforismos o EP inclui uma intro especial ao som do berimbau elétrico de Heresia. 
O Ciberpajé, além das vozes e aforismos também ficou responsável pela arte completa do EP, criando a arte da capa em sintonia com o som e proposta da obra.
Ouça se tiver coragem e baixe o EP completo (com encarte e capa em alta resolução) AQUI.
A IV Sacerdotisa Danielle Barros fez uma entrevista com o Ciberpajé e Léo da Heresia para desvendar os processos criativos desta obra, confira AQUI!
Capa do EP Heresia Cósmica - Arte Ciberpajé 
Encarte do EP Heresia Cósmica - Arte Ciberpajé [1]
Encarte do EP Heresia Cósmica - Arte Ciberpajé [2]
O Ciberpajé e o artista multimídia Léo Heresia - com seu berimbau eletroacústico, durante o ritual tecnoxamânico. (Foto de Matthew Webb)

O trabalho foi lançado pelo seminal selo Lunare Music, um dos poucos do país dedicado à música experimental, a Lunare já havia lançado os dois primeiros EPs do projeto Ciberpajé: "Invocação da Serpente"  - em parceria com o Each Second, de São Paulo; e "Lua Divinal" - em parceria com o Gorium, de Cuiabá. Os dois EPs podem ser ouvidos e baixados nos links:
Capa do EP Invocação da Serpente - Arte Ciberpajé

Capa do EP Lua Divinal - Arte Ciberpajé
Ciberpajé - Lua Divinal
https://lunarelabel.bandcamp.com/album/ciberpaj-lua-divinal

Além dos EPs, o projeto Ciberpajé lançou um CD completo reunindo bandas de 5 países musicando seus aforismos. O álbum tornou-se uma verdadeira egrégora, somando forças de músicos de várias partes do país e do mundo musicando com total liberdade os aforismos pré-gravados com a voz do Ciberpajé. A variedade de estilos, riqueza de melodias e antimelodias que surgiu surpreende. 

Capa do CD Egrégora - arte: Ciberpajé
No CD temos desde o blues, passando pelo rock progressivo, pelo heavy metal e chegando a estilos como o dark ambient, o industrial e o noise. Uma viagem sonora pautada pela iconoclastia dos aforismos de Franco. As 21 bandas convidadas que integram o CD são:
01 - Posthuman Tantra & Luiz Carlos Barata Cichetto; 
02 - Muqueta Na Oreia; 
03 - Zemlya; 
04 - Blues Riders; 
05 - TransZendenZ (Suíça); 
06 - Alpha III Project; 
07 - Poolsar; 
08 - Each Second; 
09 - Gorium; 
10 - Blakr (Inglaterra); 
11 - Gabriel Fox; 
12 - Hidden in Plain Sight; 
13 - God Pussy; 
14 - Nix's Eyes; 
15 - Emme Ya (Colômbia); 
16 - Vento Motivo; 
17 - Iamí, 
18 - ANT[ISM], 
19 - Melek-tha (França); 
20 - Kamboja; 
21 - Dimitri Brandi de Abreu.

O CD veio encartado no número 6 da revista independente Gatos & Alfaces. A revista com o CD pode ser adquirida na Loja da Aurora Pós-Humana
Revista Gatos & Alfaces e o CD Egrégora
Em breve publicaremos uma entrevista com Leo da Heresia e Ciberpajé sobre o processo criativo do EP Heresia Cósmica, aguardem!

OUÇA e baixe Heresia Cósmica AQUI

Visite o site da Lunare Music

Nenhum comentário:

Postar um comentário