quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Ciberpajé palestra em Web conferência sobre Processos Criativos de Histórias em Quadrinhos Autorais ao Instituto Federal Fluminense

Dia 15 de fevereiro a partir das 14 horas, aconteceu, dentre as atividades comemorativas do Lançamento do zine Peibê 5, a web conferência com o Ciberpajé Edgar Franco, cujo tema foi "Processos Criativos de Histórias em Quadrinhos Autorais; do Tradicional ao Experimental". A iniciativa foi um convite do Alberto Souza (Beralto) coordenador do projeto de extensão IFanzine, do Instituto Federal Fluminense de Macaé, RJ, onde a webconferência foi transmitida.

Foto: Ifanzine

O Ciberpajé falou durante algumas horas sobre seus processos criativos, inspirações conceituais na arte e na magia que influenciaram e influenciam a criação de seu universo ficcional Aurora Pós-Humana e suas criações em múltiplas mídias: HQs, Posthuman Tantra, HQforismos, ilustrações, etc., falou também sobre sua atuação no mundo acadêmico e sobretudo, como a arte transforma sua vida enquanto ser transcendente.
Os estudantes presentes, professores e participantes do projeto IFanzine assistiram a palestra, que estava sendo transmitida em simultâneo a projeção de slides, e ao final o Ciberpajé ainda respondeu perguntas do público.

Foto: Ifanzine

A Sara Gaspar, estudante que compõe a equipe do projeto IFanzine, relatou sobre a palestra:

"Ser rico não é ter posse de bens materiais, ser rico é ter a capacidade de transmitir algo de bom para outras pessoas e apenas quem possui essa virtude são aqueles que a buscam. Hoje cresci tanto quanto artista como pessoa através de mais uma experiência que o projeto IFanzine me proporcionou, eu percebi que a arte é um abismo incessante, quanto mais nos aprofundamos, mais ela tem para nos surpreender. 
Foi através do Beralto que pude conhecer o universo dos zines e a partir daí o projeto IFanzine vem me proporcionando experiências que jamais imaginei obter. Já tive a honra de conhecer o mundo do HQforismo através de uma oficina regida por Danielle Barros e hoje a de explorar os processos criativos a partir dos conhecimentos do Edgar Franco.
A palestra começou com assuntos pertinentes da atualidade, assuntos que não são questionados abertamente como tantas coisas fúteis que a mídia faz questão de abordar. Somos apenas um produto moldado pela sociedade e as nossas essências são perdidas, não conhecemos o nosso próprio interior porém o Ciberpajé, em poucas horas, me mostrou a importância do autoconhecimento e como a arte está conectada. Conheci alguns de seus belíssimos trabalhos enquanto explicava os processos inusitados de criação e apenas pelo brilho do seu olhar já transmitiu uma vontade insaciável de criar e o entusiasmo ao falar do que ama transcende a sua essência. A tarde passou de modo prazeroso, reflexivo e de aprendizado." (Sara Gaspar)

Confira algumas capturas de tela feitas pela IV Sacerdotisa Danielle Barros:

Captura de tela da webconferência com o Ciberpajé 

Captura de tela da webconferência com o Ciberpajé 

Captura de tela da webconferência com o Ciberpajé 

Captura de tela da webconferência com o Ciberpajé 

Captura de tela da webconferência com o Ciberpajé 

Captura de tela da webconferência com o Ciberpajé 

Captura de tela da webconferência com o Ciberpajé 

Captura de tela da webconferência com o Ciberpajé 

O evento foi divulgado nas redes sociais, no evento virtual, no blog Ifanzine e no portal da rede do Instituto Federal.

Flyer de divulgação do evento

Matéria publicada no blog do Ifanzine

Matéria publicada no portal oficial da rede IFF

Ao final, tivemos pose acadêmica "meta presencial" com alguns presentes:


Em breve o vídeo da web conferência será disponibilizado pelo Ifanzine ao público!
O Ciberpajé agradece ao Beralto pelo convite e aos alunos e professores participantes!