quinta-feira, 7 de junho de 2018

[Lançamento] "A Humanidade Passará": videoarte do Ciberpajé com música do Gorium

Frame de "A Humanidade Passará"

Foi lançada hoje, 07 de junho de 2018, a videoarte "A Humanidade Passará", curta minimalista tendo como foco a sexta extinção massiva de espécies no planeta Terra, tema recorrente do Ciberpajé. A obra envolve uma música do projeto dark ambient Gorium, do Mato Grosso. A faixa "O An Azert A (Aforismo II)" integra o seu novo álbum "Ten Years in Deepest Darkness" em comemoração aos 10 anos de existência da banda. A música contou com a participação especial do Ciberpajé recitando um de seus aforismos sobre a prevalência da natureza cósmica, uma pós-humanidade sem humanos:

"A natureza prevalecerá, a natureza destruirá a ilusão imberbe e pretensiosa chamada cultura. A humanidade passará, a natureza não passará. (Ciberpajé)"


Frame de "A Humanidade Passará"


A videoarte foi concebida a partir da percepção do acúmulo de resíduos tecnológicos e outros, jogados nas cercanias de uma floresta preservada nas proximidades do campus II da UFG, em Goiânia. Um velho monitor de tubo descartado, refletindo em seu vidro obscuro a imagem de todos os humanos que se aproximavam, apresentava a face obscura de nossa espécie, controversa e devastadora. Mas sua presença ali era engolida pela exuberância das reentrâncias da vegetação da mata. Assim a metáfora cósmica da prevalência da natureza foi imaginada pelo Ciberpajé, que atua no vídeo. 

Frame de "A Humanidade Passará"

A tomada única foi capturada pela lente do doutorando em arte e cultura visual (UFG) Léo Pimentel (Amante da Heresia), com apoio técnico do mestrando em arte e cultura visual (UFG) Luiz Fers. Assista ao vídeo abaixo, ou clicando nas imagens desse post:


 - A Humanidade Passará -

*Música: "O An Azert A (Aforismo II)" by Gorium - featuring Ciberpajé - do álbum "Ten Years in Deepest Darkness"
*Direção, concepção e atuação: Ciberpajé (a.k.a. Edgar Franco)
*Câmera e apoio técnico: Léo Pimentel (Amante da Heresia) & Luiz Fers
*Produção: Grupo de pesquisa Cria_Ciber (UFG)
*Goiânia, Brasil, 2018
* Ouça o álbum do Gorium "Ten Years in Deepest Darkness" nesse link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário