quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

"Ciberpajé - Cerrado Ser": novo EP em parceria com Anésio Neto é um libelo contra o agronegócio devastador do Cerrado

Capa do EP "Ciberpajé - Cerrado Ser", arte do Ciberpajé (a.k.a. Edgar Franco)

O Projeto Ciberpajé inicia 2019 com o lançamento do novo EP "Cerrado Ser" pela Lunare Music (SP) - ouça-o aqui, ou clicando na capa e encartes do EP nesse post. A obra é fruto da parceria do Ciberpajé com o artista multimídia Anésio Neto. Anésio já havia realizado múltiplas parcerias criativas com o Ciberpajé, tendo dirigido videoclipes do Posthuman Tantra e sido fotógrafo da banda por muitos anos, realizando mais de 10 ensaios fotográficos utilizados em inúmeras produções audiovisuais do Posthuman Tantra. Dessa vez a conexão aconteceu através do som, como Anésio Neto e seu projeto musical Stellatum criando as ambiências para 3 aforismos criados exclusivamente pelo Ciberpajé para o EP.

O conceito que engendrou a obra parte da conexão intrínseca e atávica do Ciberpajé e de Anésio Neto com o Cerrado, bioma telúrico em que ambos nasceram e foram criados. Os artistas revelam sua indignação e resistência poética em relação à devastação causada pelas culturas transgênicas de soja, cana de açúcar, milho, e pela pecuária destrutiva, levando à dizimação de incontáveis espécies e à completa destruição do bioma que hoje ocupa menos de 13% da área que antes ocupava.

Além das pesquisas e estudos do Ciberpajé sobre teoria de Gaia e reconexão com a natureza, a elaboração do EP envolveu a pesquisa de doutorado em artes de Anésio Neto na UnB, que captura sons do Cerrado para criar performances e instalações audiovisuais.

A arte de capa do EP criada pelo Ciberpajé utiliza uma imagem fruto de ENOC - estado não ordinário de consciência, o vislumbre da face de um ser a partir das folhas de uma árvore do Cerrado.

Encarte com créditos do EP "Ciberpajé - Cerrado Ser"

Encarte com aforismos do EP "Ciberpajé - Cerrado Ser"

O EP teve seu lançamento oficial em Ituiutaba (MG), cidade natal do Ciberpajé e de Anésio Neto, no dia 18 de janeiro de 2019, às 19:30 no ESPAÇO CEU - que fica na rua Oito - Praça Mário Natal Guimarães - Bairro Natal. O lançamento envolveu uma performance audiovisual dividida em IV Atos, todos com vídeos exclusivos, um deles capturado no município de Ituiutaba, mostrando o Cerrado exuberante e também a faceta da devastação pelo agronegócio. O lançamento teve apoio da Fundação Cultural de Ituiutaba.




Se você não conhece o projeto Ciberpajé, ouça e baixe os demais 16 EPs realizados com musicistas das 5 regiões do país e lançados pela Lunare Music:


A Invocação da Serpente (parceria com Each Second/SP)


Lua Divinal (parceria com Gorium/MT)


Heresia Cósmica (parceria com Léo da Heresia/ Brasília)


O Estratagema da Aranha (parceria com Quando os Céus e os Oceanos Colidem/SP-PR)


Verdades Voláteis (parceria com Sérgio Ferraz/PE)


Cura Cósmica (Músicas de Posthuman Tantra & vozes do Granciberpajé Dimas Franco/MG)

Entranhas do Sol (parceria com Alan Flexa/AP)


Sinos Pós-humanos (parceria com  Bells of Soul/SP)


Concerto Pós-humano: A Execração dos Ismos (parceria com [ANT]ISM/SP)


 Pós-quintessência (décimo EP comemorativo, parcerias com Each Second, Gorium,   pUNK[A]l_sUlUk, Sergio Ferraz, & Alan Flexa)


Orgasmo Universal (parceria com Cisne Sônico/PE)


Ao Caos Cotidiano (parceria com Merlin Box/MG)


Vida que Pulsa (parceria com Mensageiros do Vento/BA)


Aqualupus (parceria com Rafael Senra/MG) 

A Carícia da Luz (parceria com Alpha III/SP)


Hackeremixagem do EP "Ciberpajé - Heresia Cósmica" pelo projeto inglês Mentufacturer.


CD "Ciberpajé - Egrégora" - reuniu 21 bandas de 5 países musicando os aforismos do Ciberpajé. No CD temos desde o blues, passando pelo rock progressivo, pelo heavy metal e chegando a estilos como o dark ambient, o industrial e o noise. Uma viagem sonora pautada pela iconoclastia dos aforismos de Franco. As 21 bandas presentes no CD foram: Posthuman Tantra & Luiz Carlos Barata Cichetto (Brasil); Muqueta Na Oreia (Brasil); Zemlya (Brasil); Blues Riders (Brasil); TransZendenZ (Suíça); Alpha III Project (Brasil); Poolsar (Brasil); Each Second (Brasil), Gorium (Brasil); Blakr (Inglaterra); Gabriel Fox (Brasil); Hidden in Plain Sight (Brasil); God Pussy (Brasil); Nix's Eyes (Brasil); Emme Ya (Colômbia); Vento Motivo (Brasil); Iamí (Brasil); ANT[ISM] (Brasil); Melek-tha (França); Kamboja (Brasil); Dimitri Brandi de Abreu (Brasil). Adquira o CD + revista "Gatos & Alfaces # 6" (em que ele veio encartado) enviando e-mail para: oidicius@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário