quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

"O pós-humano em Star Wars e na obra quadrinística de Edgar Franco": artigo no livro "História Cultural: Produção e circulação de conhecimento"

 Livro: História Cultural: Produção e Circulação de Conhecimento. Organizadores: Alcides Freire Ramos e Rosangela Patriota. Editora Hucitec, Brasília - ISBN 978-85-8404-138-1

Foi lançado pela editora Hucitec, com apoio da Capes, o livro "História Cultural: Produção e Circulação de Conhecimento". A obra acadêmica tem como organizadores os professores doutores Alcides Freire Ramos e Rosangela Patriota da UFU, e traz 16 artigos de pesquisadores de todo o país. O volume inclui o artigo "Diálogo entre(linhas)crítica e poética: o pós-humano em Star Wars e na obra quadrinística de Edgar Franco", de autoria do professor Dr. Ademir Luiz da Silva (UEG), com co-autoria d o próprio Ciberpajé (Edgar Franco/UFG). 

Resumo do artigo: O objetivo desse artigo é promover um diálogo entre artista e crítica, a partir da tentativa de comparação de duas obras: a saga de fantasia de ficção científica Star Wars, do cineasta norte americano George Lucas, e o universo ficcional em quadrinhos do artista multimídia brasileiro Edgar Franco. O trabalho se realizará em duas perspectivas que se pretendem complementares. Num primeiro nível, apresentamos impressões críticas acerca das possíveis aproximações e claros distanciamentos entre as obras citadas, para em seguida abrir espaço para que o artista teça seus comentários acerca dessas mesmas observações, num esforço de reflexão acerca de sua poética criativa, concordando, discordando ou desconstruindo a análise teórica realizada pelo crítico, numa espécie de réplica em “tempo real”, realizada de forma escrita numa faixa paralela de comentáriosmodalidade atualmente popularizada nas mídias audiovisuais de consumo caseiro (DVD, Blu-ray etc.)

A obra pode ser adquirida diretamente no sítio da Editora Hucitec.


Capítulo: "Diálogo entre(linhas)crítica e poética: o pós-humano em Star Wars e na obra quadrinística de Edgar Franco" - Autores: Ademir Luiz da Silva e Edgar Silveira Franco. p.175-188.



Nenhum comentário:

Postar um comentário