quarta-feira, 22 de maio de 2019

Leia opiniões de artistas e musicistas sobre o EP Ciberpajé - Encanto da Terra



O Projeto Ciberpajé lançou recentemente o seu novo EP Encanto da Terra pela Lunare Music (SP), ouça-o aqui, ou clicando na capa do EP nesse post. O lançamento é fruto da nova parceria do Ciberpajé com o musicista G. Alves (SP), dessa vez através de seu projeto "Puro". G. Alves é a mente por trás do net label Lunare Music e do lendário projeto musical Each Second, já tendo realizado múltiplas parcerias musicais com Edgar Franco e tendo sido um dos idealizadores do Projeto Ciberpajé. Dessa vez a proposta para o EP partiu de G.Alves e de seu projeto "Puro" que é totalmente baseado no conceito de "field recordings", ou seja, gravações de áudio produzidas fora de um estúdio utilizando sons naturais/da natureza e outros produzidos por humanos.

Capa do EP "Ciberpajé - Encanto da Terra"


O EP tem despertado o interesse de muitos artistas e musicistas que seguem emitindo suas percepções sobre ele, seguem algumas dessas opiniões:

- Nada melhor que um gênio! Aplausos, Edgar Franco! Viva!!! (Enio Eustáquio Ferreira - Presidente da ALAMI - Academia de Letras, artes e Música de Ituiutaba/MG)

- Edgar Franco curti a valer a obra. Muito bacana a maneira que foram tratadas as sonoridades da natureza, incluindo-nos e integrando-nos enquanto parte fundamental do processo. Assim como o "transhuman baphomet", essa experiência sensível me nutriu aqui no processo criativo e estou já bolando algo em diálogo com essas obras. Quando rolar algo te mando...hehehe...Muito massa! Parabéns aos envolvidos! Abração! "Só se vive na tempestade" (Frederico Carvalho Felipe - Artista Multimídia, mestre em Arte e Cultura Visual/UFG, professor e pesquisador)

- Estou encantado, as obras cumpriram sua função. E encantado em todos os sentidos da palavra ENCANTO. Viva a magia dos bruxos e bruxas que ainda conseguem lançar encantos sobre nós. Viva a magia. Viva a exuberância de palavras e sons do Ciberpajé. (Adaor Veg - Filósofo, professor e educador)

Excelente! Como de costume, mais uma grande obra sonora! Desta vez, a majestosa natureza, aliada ao vocal do Ciberpajé, nos convida a embarcar em uma profunda viagem em direção a nosso próprio âmago: os confins de nossa própria essência. Parabéns, grande Edgar Franco!!! Tudo de bom meu caro!!! (Sânian - musicista e mentor da banda Bells of Soul)

Pela terra… pelos seus cantos e curvas… em cantos… cânticos… os últimos… na farra do concreto e do asfalto que impermeabiliza o solo… há cantos… que racham e por lá brotam a resistência dos artifícios do natural… a mais bela artificialeza surge! e nesta mergulho...surge cegando o visor de meu escafandro cangaçofuturista inframares com sua prótese bioluminescente…cego sou guiado pelos meus pés… minhas botas de mergulho são feitas de ósmio e genes de peixe ogro conectados a mim… assim meus passos enxergam por teus olhos… recomeçam de evoluções em revoluções… mas ainda doem e me lembram que sou terminal…adoro sentar próximo às fontes hidrotermais destes cantos… sulfeto de hidrogênio é uma delícia para meus pós-pulmões além-caatinga… a tempestade não me incomoda aqui... sua calmaria sim… sinergia tópica… sinestesia espacial… sob toneladas de água sobre mim, sinto a leveza do caminhar descalço pelos encantos da terra... (Léo Amante da Heresia - Artista transmídia, doutorando em Arte e Cultura Visual/UFG)

- Um som literalmente Ambiente! Aproveitar e ouvir o Cerrado Ser novamente. (Bruno Rios - professor e pesquisador)

- Uau!!!! Aforismos intensamente mágicos, os sons me fizeram ter uma imersão momentânea em algum lugar que desconheço mas que me lembra que tudo é possível. O segundo principalmente me trouxe de um jeito leve a lembrança de mitologias nórdicas. Parabéns!!! Belíssimo trabalho. (Carla Fernandes - Arquiteta e pesquisadora)

- Esse EP teve grandes quebras de paradigma em relação a outros trabalhos seus que ouvi. Tem belos aforismos, elaborados com uma proposta bem experimental, e que, ao mesmo tempo, traz a pureza de vários sons naturais rearranjados. Parabéns. (Rafael Senra - Artista multimídia, professor e pesquisador da UNIFAP)

- Edgar Franco, aterradoramente coincidente estava procurando trilhas para o novo laboratório de atuação que estou fazendo com meus alunos. Como faço pra usar as músicas do ciberpajé nela? (Joe Nunes - Teatrólogo, diretor e escritor)

- Adoro seu trabalho cara! Você é uma inspiração! (Henrique Becker)

- Poesia etérea! Poesia pura! Sou fã desse cara!!! Edgar Franco Ciberpajé! (Marina Mara - Poeta, ativista cultural, mestranda em Artes/UnB) 

Saiba mais sobre  o EP e o Projeto Musical Ciberpajé e ouça os 17 EPs criados em parcerias com musicistas das 5 regiões do Brasil nesse link.


Nenhum comentário:

Postar um comentário