quinta-feira, 22 de maio de 2014

BIOCYBERDRAMA SAGA indicado ao HQMIX 2014

Davi contra os golias da indústria da HQ nacional.


Meus amigos, o álbum em quadrinhos "BioCyberDrama Saga", com roteiro meu e arte de Mozart Couto, lançado pela Editora da UFG em 2013, foi indicado a uma das categorias mais importantes do "Troféu HQMIX", considerado o "Oscar" dos quadrinhos brasileiros. A publicação concorre na categoria "Edição Especial Nacional", e sua indicação é uma prova da qualidade ímpar da obra, já que o ano de 2013 foi um dos anos mais prolíficos da história dos quadrinhos brasileiros com mais de 600 lançamentos na área, e somos uma "formiguinha", pois o álbum teve a tiragem de apenas 500 exemplares e concorre na mesma categoria com gigantes do mercado, com tiragens de dezenas de milhares de exemplares e distribuição em todo o território nacional. Para nós a indicação já é um prêmio a ser comemorado!

A obra recebeu resenhas positivas em múltiplos veículos de comunicação, desde revistas de circulação nacional como Mundo dos Super-heróis, Mundo Nerd, passando por jornais como Correio Popular (Goiás), Jornal Opção (Goiás), Diário de Petrópolis (RJ), Blog Pipoca e Nanquim, Blog Reverso, Podcast Cidade HQ, Blog Consciências e Sociedades, Fanzine Quadritos, Blog Contos do Absurdo; e teve lançamentos especiais na Gibiteria em São Paulo, na programação oficial do FIQ 2013 FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte e no Centro Cultural UFG. O trabalho, apresentado na forma de um álbum luxuoso com 252 páginas e sobrecapa especial, inclui a saga completa em quadrinhos, além de uma descrição detalhada do universo ficcional da “Aurora Pós-humana”, criado por Edgar Franco.

A responsável por esse lançamento ousado no mercado brasileiro de quadrinhos foi a Editora UFG – Universidade Federal de Goiás. Uma iniciativa inédita para uma editora acadêmica brasileira, acreditando nas HQs como forma de arte e conhecimento e investindo em uma produção à altura da obra. O álbum integra a coleção “Artexpressão”, dedicada a livros de arte.

Agradeço à Editora UFG, ao mestre Mozart Couto - que acreditou nesse projeto e desenhou mais de 150 páginas de quadrinhos com entusiasmo e brilhantismo; ao saudoso amigo Elydio dos Santos Neto que escreveu o incrível prefácio do álbum; também a todos os leitores, amigos e resenhistas da obra, vocês são a razão desse trabalho de 13 anos ter ganhado a luz! Finalmente um agradecimento especial à Danielle Barros Fortuna, que administra a página do álbum no Facebook - BioCyberDrama Saga, visitem-na para lerem dezenas de resenhas e saberem tudo sobre a publicação.

Grande abraço pós-humanista do Ciberpajé (Edgar Franco)