terça-feira, 20 de setembro de 2016

[Lançamento] Ciberpajé - "Verdades Voláteis": novo EP marca parceria com Sérgio Ferraz

Arte de capa do EP "Ciberpajé - Verdades Voláteis".


Hoje, no dia do quinto aniversário de sua transmutação, o Ciberpajé lança o quinto EP de seu projeto musical homônimo. A nova obra sonora, intitulada "Verdades Voláteis", celebra a parceria com o lendário musicista pernambucano Sérgio Ferraz. Ferraz está entre os pioneiros no uso do violino elétrico na música brasileira. Já gravou 4 álbuns solo e outros com os grupos Sonoris Fábrica e Quarteto Romançal.
Paralelamente à carreira solo, participou das aulas-espetáculos ministradas por Ariano Suassuna. A música nordestina, o jazz, os sons da Índia e os elementos minimalistas e eletroacústicos influenciam a sua obra. Para o EP "Verdades Voláteis", Sergio Ferraz trabalhou em uma nova concepção sonora criando o que ele chamou de "aforismos-eletroacústicos-concretos", nas palavras do musicista:

"Foi com grande satisfação que recebi o convite do Ciberpajé Edgar Franco para compor músicas com seus Aforismos narrados e interpretados pelo próprio autor. Vi aí uma fantástica oportunidade de compor três obras eletroacústicas, levando em consideração a qualidade de cada texto, com uma tremenda carga emocional dada pela voz do Ciberpajé. 
Usei a técnica da música concreta para também conferir um novo sentido a cada aforismo, isolando palavras e frases, reagrupando-as, dando novos sentidos, criando poesia concreta. Também cuidei da espacialização sonora. Onde o ouvinte é colocado dentro do ambiente 

sonoro. Dando-lhe a oportunidade de perceber sons movendo-se a sua volta. Nessa obra, o ouvinte terá a oportunidade de experimentar uma nova proposta musical ,o Aforismo-Eletroacústico-Concreto." (Sergio Ferraz)

Página 1 do encarte do EP, créditos da obra.


Página 2 do encarte do EP, os aforismos musicados.

Mantendo a estética visual dos 4 EPs anteriores do projeto, a arte da capa e encarte foram criados pelo Ciberpajé. O EP é mais um lançamento do selo Lunare Music, que lançou todos os anteriores, e pode ser ouvido e baixado na íntegra no link:

Ciberpajé - Verdades Voláteis


Ouça também os outros EPs do projeto Ciberpajé, realizados com musicistas de outras 3 regiões do país:

A Invocação da Serpente (parceria com Each Second/SP)

Lua Divinal (parceria com Gorium/MT)


Heresia Cósmica (parceria com Léo da Heresia/ Brasília)


O Estratagema da Aranha (parceria com Quando os Céus e os Oceanos Colidem/SP-PR)

OUÇA AGORA "Verdades Voláteis"
Parceria do Ciberpajé e Sérgio Ferraz:

Nenhum comentário:

Postar um comentário