terça-feira, 3 de outubro de 2017

Ciberpajé apresentou artigo sobre a obra "La Vero" - que trata da obsolescência programada e da devastação do Cerrado

Ciberpajé e o artista e pesquisador Fernando Fogliano durante o debate que se seguiu às apresentações

O Ciberpajé apresentou artigo científico inédito no 26 Encontro da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP. O evento aconteceu na PUC Campinas (SP) de 25 a 29 de setembro de 2017.

No dia 27 de setembro, quarta-feira, o Ciberpajé Edgar Franco coordenou o grupo de trabalho Poéticas Artísticas (PA7), e também apresentou o artigo "LA VERO: PROCESSO CRIATIVO DE INSTALAÇÃO INTERATIVA QUE QUESTIONA A OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA E O COLAPSO GLOBAL".

A obra La Vero exposta no Museu da República, em Brasília

O artigo trata do processo criativo da instalação interativa La Vero, obra do artista Transmídia Edgar Franco selecionada pela curadoria e apresentada na exposição EmMeio#8, no Museu da República, em Brasília, de 4 a 30 de outubro de 2016. A obra reflete sobre a obsolescência programada dos suportes de armazenamento de dados, tornando milhares de acervos inacessíveis, gerando lixo tecnológico e altos custos para a natureza. Isso contribui para a destruição dos biomas globais na busca por fontes de energia para sustentar o hiperconsumo. Nos últimos 20 anos os dispositivos de suporte de dados magnéticos K7, videocassete (VHS), disquete (floppy-disk) de 5,24/3,5 polegadas e zip drive tornaram-se obsoletos. La Vero utiliza-se de 4 suportes obsoletos de informação para denunciar a obsolescência programada e seus custos para a natureza, focando a destruição gradativa do bioma brasileiro Cerrado. Saiba mais sobre a obra La Vero nesse link.

O Ciberpajé durante sua apresentação

Além da apresentação do Ciberpajé, a sessão contou com apresentações dos reverenciados artistas da arte e tecnologia brasileira Milton Sogabe, Fernando Fogliano  e Tania Fraga, apresentando o processo criativo de algumas de suas obras recentes. O público presente contribuiu com questões instigantes para o debate que se seguiu às apresentações.


O Ciberpajé e o artista e pesquisador Fernando Fogliano durante o debate que se seguiu às apresentações


Parte do público presente às apresentações



O Ciberpajé e o grande amigo e ex-orientando de mestrado Gabriel Lyra. Gabriel prestigiou a apresentação, ele agora cursa doutorado na UnB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário