segunda-feira, 16 de março de 2020

[Lançamento- Baixe Agora] Quadrinhos inspirados por Performances são tema da revista Artlectos & Pós-humanos #13

Capa da revista em quadrinhos "Artlectos & Pós-humanos #13"

Foi lançado pela Editora Marca de Fantasia o número 13 da revista Artlectos & Pós-humanos, titulo que publica HQs curtas e experimentais criadas pelo Ciberpajé (a.k.a. Edgar Franco). Devido ao isolamento pela pandemia e visando o acesso livre para todos os confinados, pela primeira vez o autor e a editora decidiram disponibilizar uma versão digital para download gratuito desse número da revista. Para aqueles que quiserem apoiar a publicação os exemplares impressos do novo número e dos anteriores seguem a venda no sítio da editora Marca de Fantasia. BAIXE A VERSÃO DIGITAL NESSE LINK.  

Essa edição reforça a proposta da revista em veicular quadrinhos expandidos gestados a partir de processos criativos experimentais e inusitados, explorando novas possibilidades narrativas, poéticas e estéticas. As HQs e HQforismos presentes nesse número são fruto direto da pesquisa de pós-doutorado “Posthuman Tantra e Artlectos & Pós-humanos: Processos Criativos Transmídia em Performance e Quadrinhos”, realizada pelo Ciberpajé no Instituto de Artes da Unesp, em São Paulo, com a supervisão da Profa. Dra. Rosangella Leote. Os produtos artísticos da pesquisa foram dois novos atos performáticos do grupo Posthuman Tantra, 7 HQforismos, 2 HQs, um álbum em quadrinhos, 3 EPs musicais do Projeto Ciberpajé, e uma videoarte. Todos eles inspirados inicialmente em uma experiência enteogênica prévia e possuindo conexões transmidiáticas diretas que os conectam, além de integrarem o universo ficcional transmídia da “Aurora Pós-humana”. Estão publicados nesse número os 7 HQforismos e as 2HQs. A "Artlectos & Pós-humanos #13"  impressa pode ser adquirida no SITE DA EDITORA.

O conjunto de HQforismos que abre a revista foi um desdobramento criativo do ato performático Lupus Noctis, esse por sua vez inspirado no álbum em quadrinhos Ecos Humanos, criado a partir de ENOC – estados não ordinários de consciência (com roteiro do Ciberpajé e desenhos de Eder Santos). Após a realização dos HQforismos, “Lupus Noctis” passou por uma reformulação, incluindo novos elementos inspirados por eles, e depois do ato performático reformulado ser apresentado em dois eventos nacionais, ele engendrou a criação de “Lupus Diem” e elas inspiraram a produção de um segundo ato performático do Posthuman Tantra chamado Quilombot Mantra, apresentado no “Festival de Artes Ciberpajelanças II”, em Goiânia.

“Lupus Noctis” e “Lupus Diem” também inspiraram a concepção de 3 EPs do “Projeto Musical Ciberpajé”: Madrugada de Lilases Pedras Adornada (parceria com Nix’s Eyes, de Brasília), Lobo Infinito (parceria com o Melek-Tha, da França) e Loucos ou Deuses (parceria com Filmy Ghost, do Chile). Esses EPs e o ato performático “Quilombot Mantra” foram inspiração direta para a segunda HQ “Lupus Crepusculum”, e também para o álbum em quadrinhos colorido feito através de processos de escultura e fotografia “O Sonho dos Deuses”, que em breve será publicado e que serviu de inspiração para a criação da videoarte/videoclipe Ciberpajé – O Enterro dos Deuses, pioneiro no Brasil a utilizar a rede neural “Deep Dream”, criado em parceria com o arquiteto C.N.S., de Brasília. Todas essas obras têm existência independente, mas ganham nova densidade quando fruídas juntamente às demais narrativas transmidiáticas ligadas a elas. 

Caso tenha interesse em conhecer a proposta e ver vídeos e fotos dos dois atos performáticos do Posthuman Tantra que estão transmidiaticamente conectados às HQs publicadas na revista visitem os links: Ato Lupus Noctis   e Ato Quilombot Mantra 

O Ciberpajé com seu exemplar de "Artlectos & Pós-humanos #13"

O Cioberpajé segue criando de forma entusiasmada, é sua forma de rebelião contra a barbárie instaurada!

O Ciberpajé com seu exemplar de "Artlectos & Pós-humanos #13"


Serviço:


Artlectos e Pós-humanos #13

Versão Digital Para Download Gratuito

Ciberpajé (Edgar Franco)
Paraíba: Marca de Fantasia
N. 13, março de 2020.
32p. 14x20cm.
ISSN 1984-6665
R$ 10,00 + Despesas Postais
Adquira seu exemplar impresso AQUI!

Um comentário: