O canal do youtube GaZine, conduzido pelo quadrinhista e pesquisador zineiro Gazy Andraus - pós-doutorando da UFG - realizou uma resenha que analisa o impacto da live-entrevista do Ciberpajé (Edgar Franco) durante o lançamento de seu novo álbum de quadrinhos Renovaceno. Andraus destacou pontos essenciais da explanação do Ciberpajé sobre seus processos criativos, estabelecendo o conceito de uma "vida-arte" para demonstrar o que a trajetória artística de Edgar Franco nos apresenta.
Confiram a resenha no GaZine, ou postada abaixo:
A live de lançamento de Renovaceno aconteceu no programa Deu Merda #58, capitaneado pelo artista Diego El Khouri. Durante a conversa o Ciberpajé ele destacou a conexão de suas criações de quadrinhos no universo da Aurora Pós-humana com seus processos mágickos de transmutação e também relacionou-os ao momento crítico da experiência humana na Terra, a era da hiperinformação e da COVID-19.
Aqueles que não estiveram online podem conferir o bate papo completo neste link, ou abaixo:
RENOVACENO é o novo álbum de quadrinhos do Ciberpajé (Edgar Franco), a obra tem o seu título inspirado no livro "Novaceno", do cientista inglês James Lovelock, que apresenta um iminente novo mundo de inteligências artificiais avançadas com cognição dez mil vezes superior à nossa. Seremos vistos por elas como criaturas lentas e contemplativas, mas esses seres não nos dominarão, serão tão dependentes da biosfera quanto nós, assim humanos e pós-humanos atuarão juntos para garantir a sobrevivência da Terra e da humanidade. Pois bem, o Ciberpajé imagina o que advirá após o Novaceno, e em 13 HQs curtas apresenta seu "Renovaceno", dividindo-o em um intróito chamado Transbinários, e três capítulos intitulados: Transbiológicos, Transdigitais e Transcendentes, apresentando narrativas curtas baseadas em seu universo ficcional transmídia da Aurora Pós-humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário