terça-feira, 10 de janeiro de 2023

[Resenha] Transessência: Uma obra genial dos quadrinhos, por Eduardo Spicacci



Anterior à criação do universo ficcional transmídia de Edgar Franco, a obra Transessência já contém o embrião do que viria a ser a Aurora Pós-Humana do Ciberpajé, seja por seus poéticos e reflexivos textos ou por seus estilizados seres e edificações que permeiam os contos.

Transessência, baixe o álbum aqui,  nos apresenta onze curtas histórias em quadrinhos. Curtas no número de páginas que as compõem, mas grandiosas em sua essência (ou transessência).

O termo "quadros" poucas vezes se aplicou tão bem ao conteúdo de uma HQ. Quadros que compõem harmonicamente à narrativa de uma página poderiam aqui se tornar perfeitamente quadros expostos individualmente em uma galeria, como uma verdadeira obra de arte.

Se não bastassem as belas ilustrações em preto e branco (onde até o letreiramento é pensado artisticamente), explorando com maestria o sombreamento e o alto-contraste, temos ainda textos poéticos e profundos, que fazem o leitor refletir sobre vários aspectos de sua existência.

A minha história preferida nesse compilado é "Sobre as Mães", na qual Edgar Franco consegue definir de forma simples e poética algo extremamente complexo e poderoso: o amor materno.

Dizem que uma obra é genial quando podemos descobrir novos detalhes a cada releitura. Com Transessência é assim.


*Eduardo Spicacci é designer, artista e musicista conheça a sua arte nos links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário