terça-feira, 3 de janeiro de 2023

[Lançamento] Ciberpajé publica ensaio inédito sobre a Aurora Pós-Humana em especial dedicado à ficção científica do periódico científico LITERARTES V.1, n.17 da USP


O Ciberpajé acaba de ter seu ensaio "Ascensão e Ocaso no Universo Ficcional Transmídia da Aurora Pós-Humana", publicado no notório periódico científico LITERARTES V.1, n.17 (2022) ISSN: 2316-9826, editado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Esse número da revista é dedicado a artigos, ensaios e resenhas sobre o gênero da ficção científica e tem como título "Ficção Científica: Literatura da Transgressão e do Estranhamento.

O PDF da edição completa pode ser baixado nesse link:

O ensaio "Ascensão e Ocaso no Universo Ficcional Transmídia da Aurora Pós-Humana" trata da estrutura geral do universo ficcional transmídia da Aurora Pós-Humana, base para todas as criações narrativas em múltiplas mídias e suportes do artista Ciberpajé, também conhecido como Edgar Franco. São apresentadas as fases esubdivisões do universo em uma perspectiva temporal, pontuadas por exemplos de obras artísticas que já foram desenvolvidas nos contextos dessas múltiplas fases. Ao final são detalhados alguns elementos narrativos e do processo criativo da história em quadrinhos Licanarquia, uma das obras mais recentes do universo ficcional que está ambientada na subfase do Ocaso Pós-Humanista.

Trecho do editorial da Literartes V.1, N.17 que fala do ensaio do Ciberpajé

O ensaio completo em PDF pode ser baixado nesse link:



Nenhum comentário:

Postar um comentário