segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

[Evento] Veja como foi o evento Pequi Gibi, no Sesc GO, que incluiu palestra do Ciberpajé


No sábado, dia 28 de janeiro de 2017 aconteceu, nas dependências do SESC GO - Goiânia, o evento PEQUI GIBI, em comemoração ao dia do quadrinho nacional, celebrado na data de 30 de janeiro. O evento teve organização do articulador cultural e batalhador das HQs no estado de Goiás, Carlos de Brito Lacerda, e entre exposições e lançamentos incluiu uma palestra com o Ciberpajé Edgar Franco com o tema: "Processos Artísticos Experimentais de Criação de Quadrinhos". 

Os lançamentos e a exposição de quadrinhos tiveram início às 14:00 horas. Além do incrível acervo do pesquisador e colecionador Carlos de Brito, exposto generosamente por ele, com destaque para publicações recentes de todas as partes do Brasil; tivemos a presença dos dois mais importantes comic shops de Goiânia, a Mandrake e a Comic Strip, com dezenas de títulos expostos disponíveis para venda. 

Uma das mesas da exposição destacando obras do Ciberpajé e das editoras UFG, Reverso e Marca de Fantasia.

O PEQUI GIBI reuniu um grupo seleto de quadrinistas respeitados e emergentes da cena goiainiense lançando seus trabalhos, com destaque para: Cátia Ana, lançando "When a Men Loves a Woman" (Editora Marca de Fantasia); Ronaldo Jaharijs, lançando seu álbum "137", parceria com Edu Menna (fruto da lei de incentivo municipal à cultura de Goiânia), Matheus Moura, lançando seu emblemático "O.R.L.A.", parceria com diversos desenhistas e fruto de apoio da lei de incentivo à cultura de Uberlânida (MG) e outras edições de sua editora Reverso; Tiago Holsi, lançando "665 A vizinha da Besta" & "Entardecer dos Mortos" (dois álbuns lançados a partir de campanhas no Catarse); Christie Queiroz, lançando diversos álbuns de seu notório personagem "Cabeça Oca"; Francisco Costa, lançando seu álbum "A Última Fábula", parceria com diversos desenhistas e financiado por lei de incentivo goiana; e Márcio Júnior, lançando seu livro "Comiczzzt! Rock e Quadrinhos: Possibilidades de Interface" (Editora Contato Comunicação). O Ciberpajé lançou seus álbuns "BioCyberDrama Saga"(Segunda Edição), parceria com Mozart Couto, e "Retrogênese" (Editora Reverso), parceria com Al Greco.

 Exposição de quadrinhos e lançamentos acontecendo simultaneamente no PEQUI GIBI SESC GO.

Exposição de quadrinhos e lançamentos acontecendo simultaneamente no PEQUI GIBI SESC GO.

Ciberpajé em seu ritual de presença criando arte exclusiva no exemplar do álbum Retrogênese da nova leitora de HQ autoral, a bancária Cláudia.

O Ciberpajé batendo papo com Carlos de Brito Lacerda, organizador do Pequi Gibi.

Ciberpajé em seu ritual de presença criando arte exclusiva no exemplar do álbum Retrogênese da nova leitora de HQ autoral, a bancária Cláudia.

Ciberpajé, Cláudia e o segundo exemplar de Retrogênese adquirido por ela para o seu amigo José Martins.

 O Ciberpajé e o talentoso quadrinhista Tiago Holsi, trocando publicações durante o evento.

O Ciberpajé e o artista multimídia e mestrando da UFG Luiz Fers com seu exemplar do álbum BioCyberDrama Saga (2.ed) em mãos. Luiz fez a cobertura fotográfica do evento e é o autor de quase todas as fotos incluídas nesse post.

O Ciberpajé e o grande zineiro Celso Moraes, que adquiriu uma rara edição de BioCyberDrama (Ópera Graphica Editora 2003) e saiu também do evento com seu exemplar de BioCyberDrama Saga (2.ed.).

O Ciberpajé e o grande zineiro Celso Moraes, aqui mostrando as artes exclusivas criadas em seus exemplares de BioCyberDrama (Ópera Graphica Editora 2003) e BioCyberDrama Saga (2.ed.).

Ciberpajé concede entrevista ao Programa Aplauso, da PUC-TV GO.

O evento contou com cobertura jornalística do Programa Aplauso, da PUC-TV GO e com a presença de pessoas notáveis como o diretor da Editora UFG Prof. Dr. Antón C. Quintela, o doutorando da UFG Gilson Vedoin; o fanzineiro e jornalista Celso Moraes; e o artista multimídia e mestrando da UFG Luiz Fers, a arte educadora e animadora Dare Arantes, entre outros. Incluo aqui o depoimento de Gilson Vedoin - postado em sua rede social - falando sobre sua experiência no evento: 

"Para tornar o sábado perfeito, evento Pequigibi, na biblioteca do SESC GO. Muito quadrinho autoral, além da oportunidade de trocar idéias com um pessoal bacana e pra lá de criativo. Conhecer a obra e o trabalho dos autores de Goiânia e de quebra lançamentos, algumas aquisições, trocas e uma palestra excepcional sobre os processos criativos na produção de HQ's. Minha gratidão a dois amigos especiais o professor Edgar Franco, pela instigante fala sobre arte, aurora pós-humana e processos composicionais envolvendo sua obra, e minha colega de pós e excelente contadora de histórias, Cátia Ana Baldoino da Silva. Por fim, deixo meu agradecimento aos organizadores do evento". 

Entre as 16:00 e 17:30 horas aconteceu a palestra do Ciberpajé no auditório do SESC. Ele apresentou múltiplos exemplos de seus processos criativos experimentais incluindo HQtrônicas, HQforismos, uso de enteógenos para estimular processos visionários criativos, magia de sigilos, HQ criada em parceria com robô, oráculos e etc. Ao final os quadrinhistas presentes se reuniram em uma mesa na qual cada um deles falou brevemente de seus processos criativos. A mesa foi composta por Cátia Ana, Ronaldo Jaharijs, Christie Queiroz, Francisco Costa e pelo Ciberpajé; mas Matheus Moura e Tiago Holsi também tiveram a chance de falar sobre seus processos criativos. Foi um momento muito rico de troca de experiências.

Ciberpajé palestrando no auditório do SESC GO, Goiânia.

Ciberpajé palestrando no auditório do SESC GO, Goiânia.

Ciberpajé palestrando no auditório do SESC GO, Goiânia.

Ciberpajé palestrando no auditório do SESC GO, Goiânia.

Mesa final onde todos os quadrinhistas falaram sobre seus processos de criação, da esquerda ara a direita: Ronaldo Jaharijs, Christie Queiroz, Francisco Costa, Cátia Ana e o Ciberpajé. Ao fundo, em destaque, imagem da capa do livro "Processos Criativos de Quadrinhos Poético-filosóficos: A Revista Artlectos e Pós-humanos", edição da Marca de Fantasia escrita pelo Ciberpajé Edgar Franco em parceria com a IV Sacerdotisa Danielle Barros.

Pose acadêmica reunindo o organizador do evento, Carlos de Brito Lacerda, e todos os quadrinhistas presentes, da esquerda para a direita: Carlos, Tiago Holsi, Ronaldo Jaharijs, Christie Queiroz, Francisco Costa, Cátia Ana, Ciberpajé e Matheus Moura.

Quadrinhistas unidos pela HQ criada em Goiás!

O evento foi um momento importante de encontro e reforço de iniciativas para ampliar a cena da HQ goiana, permitindo aos presentes reforçar laços e criar novas conexões. Agradecemos ao organizador Carlos de Brito Lacerda por seu trabalho entusiasmado e militante em prol do quadrinho produzido em goiás e em nosso país e também à direção geral do SESC GO e a todos os funcionários e funcionárias que nos receberam com muito carinho e atenção. 

Chamada para o evento no jornal Mais Goiás destacou a palestra do Ciberpajé.




sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

[Ciberpajé Recomenda] Ginho: O ET de Varginha (álbum de HQ de Marcio Baraldi, 2016)

Marcio Baraldi é um quadrinhista icônico, criador de personagens emblemáticos como Roko Loko,  Adrina Lina e Tatoo Zinho, que povoam o imaginário dos rockers há décadas em nosso país. Dono de um traço único e marcante, Baraldi já recebeu inúmeros prêmios por suas obras, e talvez seja um dos quadrinhistas mais publicados do Brasil, e pasmem, vive de seus quadrinhos! Sua produção prolífica encontra eco em publicações dos mais diversos temas e Marcio sempre consegue aprofundar-se nas questões abordadas mantendo sua leveza em tiras e páginas cheias de um nonsense crítico e politizado. Ginho é seu personagem ET editado nas páginas da lendária revista nacional UFO, dedicada ao cenário e à pesquisa ufológica no Brasil. Nesse belo álbum colorido formato A4 e editado em papel couchê, o artista reúne as melhores páginas publicadas de seu personagem na revista até hoje. A temática das gags visuais vividas por Ginho vai desde brincadeiras jocosas com os amantes da ufologia e seus detratores, até páginas mais poéticas e ou de denúncia da trágica situação da espécie humana em nosso planeta prestes a experienciar a sexta extinção em massa. Tenho em minha coleção todas as obras de Baraldi e, além de mim, muitas outras pessoas de minha família têm sempre lido e se divertido/refletido com os seus quadrinhos! Você pode adquirir o álbum de Ginho e as demais publicações do autor diretamente em seu site. O Ciberpajé recomenda!

O Ciberpajé com seu exemplar autografado do álbum Ginho.

Serviço:

GINHO - O ET de Varginha (Álbum em Quadrinhos)
Coletânea das HQs publicadas na revista UFO.
Editora GRRR! Autor: Marcio Baraldi, 52 páginas, colorido, A4, 2016

[Videoconferência] Ciberpajé ministrará videoconferência em evento do projeto IFFanzine, do Instituto Federal Fluminense, Campus Macaé.


No próximo dia 1 de fevereiro, em comemoração ao dia do quadrinho nacional (30 de janeiro), o projeto IFanzine do Instituto Federal Fluminense, Campus Macaé, fará o evento de lançamento da edição online do fanzine Peibê 5. A programação inicia às 14 horas no miniauditório I do campus com uma videoconferência com o pesquisador e quadrinhista Dr. Edgar Franco (UFG), conhecido como Ciberpajé. A videoconferência tem como tema: “Processos Criativos de Histórias em Quadrinhos Autorais: do Tradicional ao Experimental". Após a palestra haverá uma sessão de autógrafo com os autores que fizeram parte da publicação.

Ciberpajé com seu exemplar impresso do fanzine Peibê #5


A partir das 18 horas, o evento torna-se online. A página do facebook será alimentada com material pertinente ao projeto e colaborações voluntárias de leitores e parceiros do IFanzine, o que permitirá uma grande interação entre o público conectado.

O fanzine PEIBÊ, premiado como melhor zine de quadrinhos do ano de 2015 com o Troféu Ângelo Agostini, lançou sua quinta edição impressa durante o III Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequêncial, no dia 22 de outubro de 2016, na FAV-UFG, em Goiânia. O PEIBÊ é uma publicação do Instituto Federal Fluminense, campus Macaé, o fanzine é coordenado pelo lendário zineiro Beralto, coordenador do projeto IFFanzine que edita também o zine "Café Filosófico", entre outras publicações. O evento do dia 1 de fevereiro de 2016 marca o lançamento da versão virtual da quinta edição do PEIBÊ.

Ciberpajé com seu exemplar impresso do fanzine Peibê #5 e também com exemplares de outras duas publicações do projeto IFFanzine: Café Filosófico # 2 e Traços de Memória # 2. 

Além das HQs de belas e instigantes HQs criadas pelos alunos do projeto, esse número 5 contou com as participações de autores notórios como Thina Curtis, Hylio Lagana, Danielle Barros e Cátia Ana, essa última também responsável pela capa e a entrevistada da edição. Uma matéria sobre o pioneiro projeto Fanzinaço, desenvolvido na cidade de Senador Canedo (GO) no ambiente de escolas de ensino médio e fundamental das redes públicas, enriquece esse número. O Ciberpajé participou com um HQforismo colorido reproduzido na página 39. Saiba mais sobre o PEIBÊ e adquira seu exemplar impresso aqui.

Evento e videoconferência divulgados na página oficial do Instituto Federal Fluminense

[Evento] Ciberpajé realizará palestra no evento "Pequi Gibi" do SESC GO, em Goiânia.

Ciberpajé com BioCyberDrama Saga (2.ed) em mãos.

Nesse sábado, dia 28 de janeiro de 2017, acontecerá no SESC GO o evento PEQUI GIBI, em comemoração ao dia do quadrinho nacional, celebrado na data de 30 de janeiro. O evento tem organização do articulador cultural e batalhador das HQs no estado de Goiás, Carlos de Brito Lacerda, e entre exposições e lançamentos incluirá palestra com o Ciberpajé Edgar Franco com o tema: "Processos Artísticos Experimentais de Criação de Quadrinhos". No evento o Ciberpajé também estará autografando e criando artes exclusivas nos exemplares do álbum BioCyberDrama Saga (Segunda Edição).



Banner de divulgação do evento.



terça-feira, 24 de janeiro de 2017

[Ciberpajé Recomenda] Fanzine Cabal #2, nova fase.

O Ciberpajé com seu exemplar de Cabal # 2 em mãos.

Na efervescente década zineira de 1990 os fanzines de quadrinhos estavam espalhados por todo o país, alguns deles tinham periodicidade regular e muito cuidado na seleção de material e editoração gráfica. Um desses zines que se notabilizou foi o CABAL, editado por Clodoaldo Cruz, na cidade de Jaboticabal, interior de São Paulo. O fanzine tornou-se muito importante no cenário nacional, revelando nomes como Laudo Ferreira Júnior e Reno, e chegou a promover eventos sobre quadrinhos com apoio da secretaria municipal de cultura, reunindo quadrinhistas de todo o país. Eu fui convidado em um desses eventos e tive a honra de colaborar com o fanzine naqueles tempos áureos. A boa notícia é que o CABAL retornou retomando a mesma proposta anterior de publicar HQs de qualidade em edições extremamente bem cuidadas e com impressão profissional. Recebi hoje o segundo número enviado pelo grande ativista da HQ alternativa Clodoaldo Cruz e li a fantástica edição de um fôlego só! 

A novidade dessa nova fase é o destaque para a tradicional e fantástica série Cat's City de Reno, uma HQ policial que se passa em um mundo ficcional de felinos urbanos e antropomorfizados. Ainda nos anos 90 tive a chance de participar em uma das HQs dessa notória série, desenhando os delírios de um dos personagens, espero ver essa HQ republicada nessa nova fase! Essa edição começa impactante com a bela capa em escorço criada por Heraldo Wilson, tendo como tema Cat's City. O expediente traz uma ilustração simplesmente genial do artista Romão, com o metafórico título "Macaco Prego". A primeira HQ do zine é "A Voz" episódio de Cat's City, com texto e desenhos de Reno e arte-final de Ney Rodrigues, a narrativa consegue instigar e ter um forte desfecho em apenas 4 páginas. Depois temos uma bela ilustração de Nei R. e em seguida a HQ mais longa desse número "Nas Catacumbas de Conta", uma aventura da personagem Juna, de Michelle Domit, com desenhos de Helcio Rogério. A quadrinhização foi muito bem cuidada e efetiva, e a narrativa, inspirada pelos mundos criados por Robert E. Howard, flui muito bem, o trabalho de chiaroscuro chega a apresentar momentos de grande impacto visual, como nas páginas 12 e 30. A próxima HQ é "O Condenado", uma parceria de Reno (desenhos) e Clodoaldo Cruz (roteiro), trata dos paradoxos humanos em duas efetivas páginas. "Quem é Você", outra HQ da série Cat's City, dessa vez com roteiro de Clodoaldo e desenhos de All Silva, fecha a edição de forma vigorosa. Depois dela ainda temos uma bela ilustração de Alcione e a contracapa colorida com outro provocativo desenho de Romão. O Ciberpajé recomenda!


Serviço:
Fanzine Cabal # 2 (Nova Fase)
Dezembro de 2016 - Editora Universo
Formato A5 - Capas em cores, miolo P&B.
40 páginas.
Para adquirir seu exemplar entre em contato pelo e-mail: zinecabal@gmail.com

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

[Ciberpajé Recomenda] WITHOUT MY SHADOWS - Countdown to Apocalypse (CD - DFL productions, Brasil) & GANGRENA FEBROSA - Human Eviscerations (Split CD com Anal Flesh, DFL Productions - Brasil ).

Dois petardos destruidores enviados pelo grande amigo Panzer Hammer (Alessandro Pais Silva), que responde pelas vozes das duas bandas. O WITHOUT MY SHADOWS pratica um black metal tradicional, investindo em atmosferas cadenciadas e certos momentos melódicos em meio à riferama destruidora e vocais que parecer vir dos abismos do Cosmos. "Countdowm to Apocalypse"´é um full lenght que evidencia toda a força e selvageria da banda em 8 faixas intensas, dentre as quais destaco: "Drowning Your Sorrow", cadenciada e tenebrosa; "Conquering The Avarice Of Mortality", com riffs destruidores e blast beats incessantes; e a brutal "The Darkness on Fire". Já o GANGRENA FEBROSA é uma lenda da cena goregrind brasileira que infelizmente deixou de existir, mas deixa nesse split com o Anal Flesh um importante registro de sua fúria e visceralidade. São 6 faixas onde a crueza e podreira grind flertam com o death metal. O destaque vai para os vocais cavernosos e grotescos do grande Sangore Vomitsplatter. O split fecha com o esmagador cover "Barbaric Cruelties" para a clássica faixa do grande Mortician. O Ciberpajé recomenda!

Ciberpajé com suas duas cópias autografadas dos CDs enfocados nessa resenha.

domingo, 22 de janeiro de 2017

[Ciberpajé Recomenda] Pagan Hammer Zine - edições 6, 7, 8 e 9 (2015-2016).

O Pagan Hammer é um fanzine dedicado ao gênero black metal e todos os seus subgêneros, incluindo folk black metal, depressive black metal, raw black metal e até dark ambient. A publicação, editada pelo guerreiro Panzer Hammer - mentor das bandas Without My ShadowCommand Warhammer e do saudoso Gangrena Febrosa -, tem periodicidade quadrimestral, editando 3 exemplares por ano. Trata-se de um fanzine na tradição D.I.Y, publicado em fotocópias, mas com uma preocupação muito grande com a qualidade da impressão e com uma diagramação profissional a cargo do grande ativista do metal underground brasileiro Hioderman Zartan (Anaites Records). 

Ciberpajé com as 4 edições do Pagan Hammer Zine.

A estética visual é totalmente afinada com o gênero black metal e todos os números trazem posteres especiais com bandas de destaque, ressaltando que o formato A4 do zine lhe dá ainda mais impacto. O forte da publicação são as entrevistas, algumas delas bem detalhadas e extensas com bandas de todo o mundo. Recebi as edições 6 (dezembro de 2015), 7 (fevereiro de 2016), 8 (maio de 2016) e 9 (novembro de 2016); vou destacar algo do conteúdo de cada uma delas. Da edição 6 destaco as entrevistas com Iamí, Austaroth, Wojnar (Polônia) e Faethon (Grécia). Na edição 7 os destaques são as entrevistas com Sadomaso Control, Lord Satanael e Mausoleum. No conteúdo da oitava edição destaco as entrevistas com Evil, Asgard e Cultus Funeris. Na edição 9 tive a honra de ser entrevistado por Panzer Hammer para falar da trajetória de minha banda Posthuman Tantra, em 3 páginas nas quais trato de vários aspectos de minhas criações com destaque para o álbum "Lúcifer Transgênico", sendo a entrevista que ocupou mais páginas da edição;  destaco ainda as entrevistas com Funesto & Impure Essence. O Pagan Hammer inclui também, em todas os números, uma sessão de resenhas de CDs/fanzines e biografias de bandas clássicas do gênero. O Ciberpajé recomenda!

Ciberpajé com o fanzine Pagan Hammer # 9 em mãos.

Ciberpajé com o fanzine Pagan Hammer # 9 em mãos, em destaque a entrevista com o Posthuman Tantra.


Serviço:

Pagan Hammer Zine.
Edições 6, 7, 8 e 9 (2015-2016)
28 páginas (cada edição) + 2 posters A4

Contatos:
Caixa Postal:201053
04602-970 - Brooklin Pta
Sao paulo/SP - Brasil
E-mail: paganhammerzine@outlook.com.br



[Ciberpajé Recomenda] Thunderstruck - Enterrem meu coração no túmulo de Bon Scott (Romance de Dimitri Brandi, 2016).


Ao receber esse livro confesso que desconhecia o gênero "Romance Rock", na verdade uma nova categoria literária que envolve narrativas com fortes referências ao universo do rock e que dependerão de certo background dos leitores para uma fruição plena. Fiquei curioso e mergulhei na sua leitura, 190 páginas que fluíram incrivelmente, pois a escrita de Dimitri Brandi é direta e envolvente, e sua construção narrativa, apesar de investir em certos subterfúgios de linguagem - como o uso de um personagem narrador já morto - não cai no pedantismo e hermetismo de certas correntes enfadonhas e autoindulgentes da literatura contemporânea. O livro que, a princípio parece trazer uma história despretensiosa, mostra-se um arcabouço de dramas que refletem muito bem a condição humana contemporânea e os seus dilemas mais evidentes de ordem racial e sexual, apresentando uma posição consciente e antidogmática em sua essência. As personagens são complexas e multidimensionais, muito bem construídas e consistentes. As referências ao universo do rock e do heavy metal enriquecem o romance para quem é amante desses gêneros musicais, mas não complicarão nem um pouco a leitura para quem os desconhece, pois essas citações sempre são seguidas de explicações e contextualizações. Trata-se do primeiro romance de Brandi, uma estreia brilhante desse artista multimídia já conhecido nacionalmente por sua atuação como mentor da banda Psychotic Eyes. Esse exemplar que tenho em minhas mãos é um pequeno tesouro, pois trata-se de uma das únicas 20 cópias feitas dessa primeira edição que ficou a cargo da Editor'a Barata Artesanal, de propriedade do poeta e ativista da cultura alternativa Luiz Carlos Barata Cichetto, que também escreveu a apresentação da obra. O Ciberpajé recomenda!

Serviço:
Thunderstruck - Enterrem meu coração no túmulo de Bon Scott. 
Romance de Dimitri Brandi, 
196 páginas / Tiragem: 20 exemplares.
Editora A Barata Artesanal, São Paulo, 2016.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Carlos Lopes da lendária banda "Dorsal Atlântica" aconselha que todos conheçam a obra do Ciberpajé

Carlos "Vândalo" Lopes com seu exemplar de BiocyberDrama Saga.


"Recebi do artista Edgar Franco Ciberpajé o livro BioCyberDrama Saga roteirizado por ele e desenhado pelo mestre dos quadrinhos nacionais Mozart Couto. Agradeço o envio e prometo retribuir à altura. Edgar e eu nos conhecemos na última SIQ - Semana Internacional de Quadrinhos - ocorrida no Rio de Janeiro em maio de 2016 graças ao amigo Octávio Aragão. Nesse encontro nossos trabalhos se conectaram, pois o livro BioCyberDrama Saga cita Antonio Conselheiro de Canudos e eu ainda não havia tornado pública a ideia de gravar um álbum sobre Canudos. Uma Coincidência que fala mais do que mil palavras, seguindo o próprio fluxo da história escrita e vivida. Queremos e estamos repensando o Brasil. Aconselho a todos que conheçam o trabalho militante e único de Franco. Cito uma entrevista recente dada ao zine Múltiplo (leia a entrevista aqui)". 

Carlos Lopes é musicista, quadrinista e mentor da banda Dorsal Atlântica. 

Apoie a campanha para o novo disco da Dorsal Atlântica no Catarse clicando no banner abaixo:



O Ciberpajé e Carlos Lopes durante a SIQ RJ, em 2016. O Ciberpajé segura o vinil clássico da Dorsal Atlântica - "Musical Guide From Stellium", e Carlos tem em mãos o CD "Transhuman Reconnection Ecstasy", do Posthuman Tantra.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

[Resenha] Dr. Rafael Senra fala sobre a entrevista do Ciberpajé ao fanzine Múltiplo # 3.

Fico grato de ter sido citado pelo Ciberpajé Edgar Franco como um artista genuíno que cria com o coração. Foi na entrevista concedida por ele para o fanzine Múltiplo # 3 (Janeiro de 2017 - Baixe-o Aqui!) em que ele cita diversos nomes de artistas, e é uma honra figurar em uma galeria de criadores tão especiais. Acho que, de todas as entrevistas dele que já li, foi a mais completa, e o fanzine Múltiplo abriu oportunidade para que falasse com profundidade de inúmeras facetas do seu projeto de vida e arte. Parabenizo à equipe da revista pelo espaço e ao Ciberpajé pela excelente fala.

Ciberpajé fotografado por Daniel Rizoto.


Aproveito a ocasião para falar do próprio Ciberpajé, um artista transmidiático dos mais interessantes e originais na cena de quadrinhos (e não apenas nela) contemporânea. Difícil é resumir toda a gama de projetos e conceitos com que ele trabalha, e nesse sentido, a entrevista compartilhada é talvez o melhor resumo para entendermos a pluralidade do seu universo artístico (que Edgar chama de Aurora Pós-Humana).

O Ciberpajé é certamente um exemplo do que o pensador Roberto Corrêa dos Santos mencionou em uma palestra (assista aqui) como sendo “uma vida de artista”. Trata-se da noção de um artista que vive integralmente cada instante de sua vida com estrita fidelidade a um projeto estético no qual acredita. Nesse paradigma, a arte torna-se mais que uma obra paralela à vida; em vez disso, a própria vida torna-se também obra de arte (realizando assim o opus alquímico tão procurado pelos antigos magos, onde o chumbo e o ouro são ao mesmo tempo metal e estado de consciência). Edgar é professor da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, e professor permanente na Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da mesma instituição. É pós-doutor em Artes pela UNB. 

Rafael Senra é artista multimídia e doutor em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Juiz de Fora. 

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

[Entrevista] Ciberpajé em longa e reveladora entrevista exclusiva para o lendário fanzine Múltiplo.


Ciberpajé com a versão impressa do fanzine Múltiplo # 3.

Acaba de ser lançada a terceira edição da nova fase do lendário fanzine Múltiplo. A publicação, editada por  André Carim, foi notória no fandom brasileiro na década de 90 e retornou com força em novembro do ano passado com a proposta de manter a periodicidade mensal. O Ciberpajé criou as artes de capa e contra capa do número 2 lançado em dezembro e participou também com HQs dos dois primeiros números dessa nova fase; e agora na terceira edição, de janeiro de 2017, ele foi o artista entrevistado.

Capa de Múltiplo # 3, arte de Nei Lima. 


Na longa entrevista, que ocupou mais de 30 páginas do zine, Edgar Franco revelou detalhes dos processos criativos e do ideário que envolve  suas HQs, videoclipes HQforismos, músicas, performances de sua banda Posthuman Tantra, seus trabalhos com magia e sua transmutação em Ciberpajé. Também falou do lançamento da segunda edição de BioCyberDrama Saga, seu luxuoso álbum de quadrinhos em capa dura criado em parceria com Mozart Couto e lançado pela Editora UFG. A entrevista foi conduzida por André Carim e apresenta ainda muitas outras nuances da vida e da obra do Ciberpajé Edgar Franco. O fanzine Múltiplo # 3 tem 72 páginas e pode ser baixado gratuitamente nesse link, ou ainda pode ser adquirido em sua versão impressa aqui. 

Duas páginas da longa entrevista com o Ciberpajé em Múltiplo # 3.

Além da longa entrevista o fanzine inclui a HQ "BioSimCa", do Ciberpajé, e participações de nomes importantes da cena alternativa como Nei Lima, Carlos Henry, Omar Viñole, Thina Curtis, Lafaiete Nascimento, Ed Oliver, Clodoaldo Cruz, entre outros.


Versão impressa de Múltiplo # 2, com arte de capa e contra capa criadas pelo ciberpajé, essa edição pode ser também baixada aqui.


segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

[Homenagem] Ciberpajé cria arte em homenagem ao quadrinhista Rodolfo Zalla.

O Ciberpajé Edgar Franco criou sua versão para "Zora - A Mulher Lobo". Uma singela homenagem ao grande mestre dos quadrinhos Rodolfo Zalla. Ele foi convidado pelo curador Bira Dantas para integrar uma exposição para homenagear Zalla, que acontecerá em Campinas (SP). Edgar Franco ressalta que se Zalla e a editora D-Arte não tivessem existido ele não seria quadrinista. A exposição é uma iniciativa da AQC SP.

Veja abaixo a arte criada pelo Ciberpajé:

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

[Entrevista] Arte, Autoria, Vida & Transmídia: Veja a entrevista completa do Ciberpajé para o programa "A Casa do Cinema".

Ciberpajé em entrevista para o programa "A Casa do Cinema"

Acaba de ser postada a versão completa da entrevista publicada semana passada com uma edição mais curta focando apenas os conceitos de Transmídia e HQtrônica. Nessa versão completa da entrevista, conduzida pela cineasta e professora Dra. Rosa Berardo, para o canal "A Casa do Cinema", o Ciberpajé Edgar Franco trata dos conceitos de transmídia, pós-humano, HQtrônicas, fala das suas criações em múltiplos suportes e mídias para o seu universo ficcional da "Aurora Pós-humana", e também da importância de optarmos pelo caminho do coração rumo à nossa integralidade como seres, a arte como uma forma de autocura e auto-revolução

A cineasta Rosa Berardo e o Ciberpajé em entrevista para o programa "A Casa do Cinema".

A versão completa tem pouco mais de 18 minutos. Confiram no Facebook, no Youtube, ou postada abaixo:



terça-feira, 10 de janeiro de 2017

[Homenagem] Ciberpajé cria singelo retrato em homenagem a Zygmunt Bauman.

Zygmunt Bauman tornou-se encantado. Considerava-os um dos últimos homens sábios vivos da academia. Logo que soube de sua morte procurei uma foto e a partir dela em 15 minutos realizei esse desenho como minha singela homenagem.