Confira o curto conto Natimarte na íntegra neste link, ou no fac-símile abaixo.
Espaço criado para divulgação da obra do artista transmídia Edgar Franco, o Ciberpajé.
sexta-feira, 27 de agosto de 2021
[Lançamento] Natimarte: Leia conto curto do Ciberpajé para a série "Contos Marcianos" publicado no Jornal Opção
[Veja como foi] Ciberpajé fala sobre vida, arte, magia, processos criativos e a nova HQ de lobisomem pós-humano, Licanarquia, em entrevista ao canal Papo Kbelo
No dia 26 de agosto de 2021, aconteceu a live-entrevista com o Ciberpajé (Edgar Franco) no Canal Instagram Papo Kbelo. Durante as quase 2 horas de conversa o Ciberpajé falou de vida, magia, criação, hipertecnologia, do universo ficcional transmídia da Aurora Pós-humana, de amorosidade, de suas relação com enteôgenos e psicodélicos, de rituais de presença,e destacou a sua nova HQ em parceria com Toninho Lima, Licanarquia, que está em campanha de financiamento coletivo no Catarse e pode ser apoiada neste link: https://www.catarse.me/licanarquia.
Confira a live na integra, que foi conduzida pelo ativista cultural Fabiano Kbelo, e dividida em dois blocos nos links:
Bloco 1: https://www.instagram.com/p/CTDqGF-AzsB/
Álbum em quadrinhos Licanarquia: HQ de Lobisomem Pós-humano de Ciberpajé e Toninho Lima ultrapassa os 60% da meta em 11 dias de campanha no Catarse! Apoie!
LICANARQUIA chegou a 60% da meta do Catarse em apenas 11 dias de campanha de financiamento coletivo! E isso graças aos incríveis amigos e fás de Cibepajé e Toninho Lima, que estão divulgando e apoiando o projeto, ajudando-os a tornar o novo álbum em quadrinhos de lobisomem pós-humano uma realidade! GRATIDÃO! GRATIDÃO! GRATIDÃO! Imensa gratidão pela confiança e interesse em nosso álbum de quadrinhos. Agradecemos também o suporte da editra ATOMIC que abraçou o projeto.
Conheçam o projeto e as inúmeras possibilidades de recompensa de Licanarquia e apoiem-no no link: https://www.catarse.me/licanarquia
Evolução da campanha:
[Veja como foi] Live de lançamento do Catarse do álbum em quadrinhos LICANARQUIA no canal Milhas e Milhas
Já está no ar a campanha de financiamento coletivo no Catarse do álbum em quadrinhos que une o Lobisomem clássico oitentista das revistas em quadrinhos Capitão Mistério da Bloch Editora, criado pelo mestre Toninho Lima com a FC da Aurora Pós-humana do Ciberpajé! Trata-se de LICANARQUIA, a HQ está pronta e contamos com vocês apoiando-nos na campanha no Catarse para publicá-la. Será um álbum de 72 páginas, e a campanha inclui múltiplas recompensas para quem se interessar, inclusive artes originais desenhadas pelos artistas.
quarta-feira, 25 de agosto de 2021
Álbum em quadrinhos Renovaceno e universo ficcional da Aurora Pós-humana em exercício acadêmico para o ensino médio em Cáceres, Mato Grosso
O álbum em quadrinhos Renovaceno e o universo ficcional transmídia da Aurora Pós-humana, em que ele é contextualizado, e que serve de base para todas as criações transmídia do Ciberpajé (Edgar Franco), estão inspirando um exercício acadêmico na Escola Estadual Onze de Março, na cidade de Cáceres, no Mato Grosso.
Fabíola Barros Castrillon, professora de língua portuguesa para o ensino médio na escola, realizou um curso de formação do Cefapro da Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso, para fomentar as discussões da temática LINGUAGEM, CORPO, MEMÓRIA E AFETO: por uma ética do cuidado, mobilizada na ação formativa, em que as formadoras Gleice Antonia Moraes de Alcântara e Luciane Miranda Faria, fizeram uma proposta de ação pedagógica (sequência didática) sugerindo algumas obras como base, e a sugestão 7 foi o álbum em quadrinhos Renovaceno.
Fabíola ficou muito interessada e curiosa pela indicação de um álbum de quadrinhos e adquiriu a obra, mas foi muito mais além, passou a investigar a fundo a produção artística e o ideário do Ciberpajé, mergulhando na Aurora Pós-humana, conferindo músicas, animações, videoclipes e muitas lives realizadas pelo Ciberpajé. A intenção da professora e pesquisadora é incitar a reflexão sobre os temas propostos pelo Ciberpajé envolvendo transcendência, hiperinformação, hipertecnologia, corpo, memória e afeto, e propor um exercício de criação de um universo ficcional aos alunos, que poderá vir na forma de uma HQ ou outroas linguagens.
O exercício envolve leituras dirigidas e fruições das obras do Ciberpajé, além de um game no formato de perguntas e respostas que foi publicado na plataforma Kahoot, e pode ser jogado aqui.
O Ciberpajé recebeu com muito entusiasmo o exercício. Sua obra tem sido muito estudada, sendo base para inúmeros artigos de pesquisadores das mais diversas áreas, livros e capítulos de livros, mas sempre voltados para o ensino superior e no âmbito das universidades. Então, ver a Aurora Pós-humana chegando ao ensino médio, é uma grande alegria.
sábado, 14 de agosto de 2021
Ars Electronica Festival 2019 / 2016 - Destaques do PRIX
A performance Scotopoiesis gira em torno de um processo biossemiótico de intercognição entre o artista e um campo de agrião. O artista fica por 20 horas na frente do campo; sua sombra contribuindo para o desbotamento da cor do agrião. A longa duração da performance obriga o artista a experimentar uma espécie de sentido vegetativo do tempo.
Strange Encounters: Metaphysics, Algae and Carcinoma, por outro lado, usa a biotecnologia para superar as diferenças entre nós, humanos e plantas. Aqui, o artista olha para a biologia celular de uma perspectiva científica - a célula individual é entendida como um trabalhador biotécnico. Špela Petrič encena um encontro in vitro entre duas células diferentes: uma vem da chlorella, uma alga fotossintética unicelular de vida livre; a outra é uma célula cancerosa humana. Em pelo menos um caso, o experimento performativo levou ao hibridismo, porque as células cancerosas pareciam absorver as células das algas.
Phylotheratology encerra o trabalho, sendo uma performance molecular em que a artista cria embriões de plantas em úteros artificiais que são formados a partir de sua urina por hormônios.
O ARS ELECTRONICA, que acontece anualmente em Linz, na Áustria, é reconhecido como o mais importante festival dedicado às obras de arte e tecnologia do mundo, e premiava em 5 categorias: Animação computacional/film/VFX; Arte Interativa; Comunidades Digitais; Crie seu mundo (para jovens de até 19 anos); e Pioneiros visionários da arte mídia. O festival ocorreu nos dias 8 a 12 de setembro de 2016, onde anunciou os vencedores e as menções honrosas. Essa edição foi uma das melhores nos anos recentes em qualidade poética e reflexiva das obras, dentre elas destacamos: