terça-feira, 25 de junho de 2019

4 microcontos pós-eróticos do Ciberpajé são publicados no e-livro Hocus Pocus High Tech

Foi disponibilizado para leitura online o e-book "Hocus Pocus High Tech", coletânea de microcontos de FC que reuniu centenas de contos de inúmeros autores brasileiros. A obra tem organização, diagramação e arte de capa do notório escritor de FC e ativista literário Luiz Bras e pode ser lida na íntegra aqui ou clicando na arte da capa do livro abaixo.



O Ciberpajé teve 4 microcontos pós-eróticos incluídos na coletânea nas páginas 59, 60,61 e 62. Eles foram reproduzidos abaixo:





segunda-feira, 24 de junho de 2019

Álbum Ecos Humanos no Troféu Angelo Agostini: Eder Santos indicado à categoria de melhor desenhista


A mais tradicional premiação de quadrinhos do país, o notório Troféu Angelo Agostini, nesse ano mudou o seu processo e agora apresenta 10 indicações para cada uma das categorias do prêmio, selecionadas entre as centenas de lançamentos de quadrinhos de 2018. Essas indicações foram realizadas por uma comissão de notáveis dos quadrinhos que envolve quadrinhistas, pesquisadores, desenhistas, roteiristas e fanzineiros. O álbum Ecos Humanos, com roteiro do Ciberpajé e desenhos de Eder Santos, foi publicado em 2018 pela editora Reverso, tendo sido lançado oficialmente no FIQ-BH e obtido mais de uma dezena de resenhas positivas em diversos veículos de comunicação e por alguns nomes notórios da HQ nacional. Agora a obra recebe mais esse fantástico aval do Troféu Ângelo Agostini, pois Eder Santos foi indicado na categoria de melhor desenhista de 2019 por seu incrível trabalho em Ecos Humanos.

Eder Santos e o Ciberpajé agradecem à comissão do  35º Troféu Angelo Agostini e à AQC-ESP pelo reconhecimento e inclusão na categoria de melhor desenhista. Também agradecem a todos que prestigiaram a obra adquirindo-a, resenhando-a e divulgando-a. A votação do Troféu Ângelo Agostini é aberta a todos, e contamos com o voto de vocês nessa categoria.  Para votarem cliquem aqui, ou na imagem abaixo. O prêmio inclui 10 categorias, a de desenhista é a sexta na cédula e pode-se votar apenas nas categorias que desejar. O formulário de votação ficará disponível até 19/07/2019 e o resultado das votações será publicado até dia 22/07/2019. A entrega do Troféu será realizada dia 03 de Agosto de 2019, Sábado, das 12hs às 18 hs – Na Biblioteca Victor Civita no Memorial da América Latina, na cidade de São Paulo.



Confira abaixo algumas páginas de Ecos Humanos com a arte deslumbrante de Eder Santos. Saiba mais sobre o álbum e adquira seu exemplar aqui.







sábado, 15 de junho de 2019

Ciberpajé lançou UIVO # 5 no encontro da ASPAS em Leopoldina, MG


Capa de Uivo #5 - Arte do Ciberpajé, 2019

O fanzine Uivo é uma publicação independente do grupo de pesquisa Cria_Ciber (FAV/UFG) e teve seu primeiro número lançado em 2014, o zine edita obras do Ciberpajé. Uivo é uma publicação dedicada aos HQforismos, termo criado pelo Ciberpajé (Edgar Franco) em parceria com a IV Sacerdotisa Danielle Barros para definir um subgênero dos quadrinhos poético-filosóficos que une, em uma página, imagem e texto aforístico. Esse número 5 de Uivo é todo dedicado a HQforismos criados a partir de uma experiência de E.N.O.C. (estado não ordinário de consciência) com a utilização do enteógeno Psilocybe cubensis realizada pelo Ciberpajé. As artes e os aforismos que se conectam a elas são fruto direto das visões e percepções dessa experiência. A primeira edição de Uivo # 5 tem tiragem numerada e assinada de 111 exemplares.

Um dos HQforismos do Ciberpajé publicados em Uivo # 5

Uivo # 5 foi incluído na programação oficial de lançamentos do IV Entre Aspas - Encontro da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial que aconteceu na cidade de Leopoldina, em Minas Gerais, entre os dias 29 e 31 de maio de 2019. A sessão de lançamentos ocorreu na noite do dia 30 de maio e contou com a presença de distintos pesquisadores de quadrinhos de todo o Brasil. Especialmente durante o lançamento o "valor" cobrado por Uivo # 5 era um abraço, e com isso o Ciberpajé teve a chance de abraçar muitos amigos e novos amigos que estiveram no lançamento. Confira fotos na sequência.

Ciberpajé entre as feras: Karol Castro (IFF- Macaé), Ciberpajé (FAV/UFG), Sara Gaspar (UFRJ), Sabrina Gaspar (UFRJ), Beralto (IFF - Macaé), Gabriel (IFF-Macaé), IV Sacerdotisa Danielle Barros (UFSB) e Sônia Luyten (USP)

A turma focada na pose acadêmica do Ciberpajé 



Ciberpajé e a zineira e graduanda em biologia da UFRJ Sara Gaspar, nas maos os zines do projeto "Comer Pra Quê?" que Sara integra.

Sara Gaspar, o Ciberpajé e Sabrina Gaspar, trocando zines! 

 A pata do Lobo em Uivo!


O Ciberpajé e Gabriel do IFF-Macaé durante o abraço pelo Uivo #5 

Ciberpajé recebendo o abraço da pesquisadora Valéria Bari (UFS) 

 Ciberpajé recebendo o abraço da pesquisadora Valéria Bari (UFS) 

Ciberpajé, Sônia Luyten (USP) e a IV Sacerdotisa Danielle Barros (UFSB) 

Valéria Bari e o Ciberpajé com o exemplar do álbum Agartha autografado e dedicado a ela 

 Valéria Bari e o Ciberpajé com o exemplar do álbum Agartha autografado e dedicado a ela 


 Ciberpajé, Beralto (IFF-Macaé) e a IV Sacerdotisa Danielle Barros (UFSB) trocando zines e abraços


O Ciberpajé e os novos amigos zineiros e biólogos Luci Boanova Coelho (UFRJ), e Elidiomar Ribeiro (UNIRIO), com seus exemplares dos álbuns Ecos Humanos e Agartha em mãos! 


 O Ciberpajé e os novos amigos zineiros e biólogos Luci Boanova Coelho (UFRJ), e Elidiomar Ribeiro (UNIRIO), com seus exemplares dos álbuns Ecos Humanos e Agartha em mãos! 


Beralto, Ciberpajé e Sara Gaspar com seus exemplares autografados de Agartha 


O Ciberpajé e o lendário zineiro Beralto, coordenador do projeto IF Fanzine, em Macaé e da fanzinoteca do IFF-Macaé 


O Ciberpajé e o amigo Iuri Reblin (Faculdades EST - São Leopoldo)

O Ciberpajé e Luiza (UEMG) com Ecos humanos em mãos 

 O Ciberpajé e a IV Sacerdotisa fechando com chave de ouro a noite de lançamentos com a clássica pose acadêmica ao final do lançamento, ela lançou os incríveis zines "Memento Mori" e "Para Ler Todos os Dias e Tatuar Na Alma"

Serviço
Uivo # 5 - HQforismos do Ciberpajé
8 páginas - A6 - Edição limitada em 111 exemplares numerados e assinados
Editora Cria_Ciber
R$3,00 + despesas postais
Contato: ciberpaje@gmail.com



terça-feira, 4 de junho de 2019

"A poética do Ciberpajé Edgar Franco: a transversalidade do tecnoxamanismo" - Pesquisador da UnB apresenta artigo sobre o Ciberpajé em congresso científico em Manaus(AM)

O pesquisador Professor Dr. Paulo César Thomaz, do Instituto de Letras e Departamento de Teoria Literária e Literaturas da UnB - Universidade de Brasília, apresentou o artigo: "A poética do Ciberpajé Edgar Franco: a transversalidade do tecnoxamanismo" durante o II GELLNORTE - Encontro do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários da Região Norte & IV FCLL - NORTE - Encontro de Coordenadores dos PPGS de Estudos Linguísticos e Literários da Região Norte, que aconteceu de 28 a 31 de maio de 2019 na UEA - Universidade do Estado do Amazonas, em Manaus. O artigo explora os aspectos tecnoxamânicos das criações artísticas do Ciberpajé e foi apresentado no "Simpósio 8 - Literatura de Campo e Crítica Polifônica: Geopoesia, Etnoflânerie e Dialogismos nos Brasis Liminares".



Confira o resumo do artigo abaixo:


O Prof. Dr.Paulo Thomaz já havia apresentado outro artigo inédito sobre a obra do Ciberpajé Edgar Franco em Copenhague, na Dinamarca, no dia 18 de dezembro de 2018 durante o VII Colóquio Internacional de Literatura Brasileira Contemporânea. O artigo, foi intitulado "O Pós-humano e o Transhumanismo na Obra do Ciberpajé Edgar Franco", e envolveu paralelos da poética ciberpajeana com o afrofuturismo.


segunda-feira, 3 de junho de 2019

Grafite em homenagem ao Ciberpajé é arte de capa da revista acadêmica Cadernos Zygmunt Bauman v.9, n.19 (2019)


Capa da Cadernos Zygmunt Bauman v.9, n.19 (2019) , Ciberpajé grafitado em muro de Goiânia pelo artista Smith Art, foto de Smith Art

Está online a revista acadêmica Cadernos Zygmunt Bauman v.9, n.19 (2019), uma publicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A revista, que já teve um número completo dedicado ao Ciberpajé (Edgar Franco) com o Dossiê Ciberpajé: Arte, Vida e Transmídia reunindo 10 pesquisadores acadêmicos tratando de múltiplos aspectos de suas obras, nesse novo número tem a arte de capa homenageando o Ciberpajé através do grafite feito em um muro de Goiânia pelo artista Smith Art retratando-o. 

A Cadernos Zygmunt Bauman dedica-se às seguintes áreas de concentração: Letras (B2) e Psicologia (B4). Está  voltada aos pesquisadores de graduação e pós-graduação, assim como leitores interessados nos temas abordados. Esse v. 9, n.19 (2019) tem como tema ZIGMUNT BAUMAN: a modernidade e suas perspectivas de desenvolvimento.



Arte de capa do Ciberpajé na revista acadêmica Húmus - v.9, n. 25 (UFMA)


Capa da Húmus v.9, n.25 (2019), clique sobre ela para ler a revista na íntegra

Está online o v.9, n.25 (2019) da revista acadêmica Húmus, uma publicação da Universidade Federal do Maranhão. O tema desse volume é: Perspectivas do Direito, Filosofia e Desenvolvimento Regional.

Este número da revista tem como arte de capa a arte criada pelo Ciberpajé (Edgar Franco) para o EP do projeto musical Ciberpajé - Encanto da Terra, parceria com o projeto Puro (SP). 

A Húmus é um periódico da Universidade Federal do Maranhão, nas seguintes áreas de concentração: Direito, Letras, Linguística e Literatura, Educação, Psicologia, História, Filosofia, Interdisciplinar, Planejamento Urbano e Regional, Teologia, Administração, Sociologia. Cabe lembrar, que é de grande pertinência aos Estudos Interdisciplinares em Ciências Humanas e os conceitos de Contingência e Técnica. Tem a pretensão de analisar o impacto da Técnica Moderna na sociedade contemporânea, os diversos aspectos da condição humana na contemporaneidade, e ainda, os elementos trágicos e contingentes nas sociedades pós-modernas, dando relevo tanto a questões teóricas como as específicas sobre o comportamento humano, as ações políticas, as diversas organizações sociais, tribais e individuais presentes no mundo moderno e pós-moderno.