sexta-feira, 20 de outubro de 2023

[Happening Cria_Ciber "Pós-Sinuca"] O Grupo de Pesquisa Cria_Ciber (FAV/UFG), em visita à Exposição Delirium Ambulatorium do emblemático Hélio Oiticica, realizou o happening "Pós-Sinuca"

O Grupo de Pesquisa Cria_Ciber (FAV/UFG), em visita à Exposição Delirium Ambulatorium do emblemático Hélio Oiticica, realizou o happening "Pós-Sinuca" no qual os 4 integrantes presentes vestiram-se com os coletes da sala de sinuca da exposição e jogaram uma partida lúdica homenageando a iconoclastia de Oiticica. Durante a partida happening fomos confundidos com monitores contratados pelo museu por uma visitante da exposição que convidamos a participar do jogo. Entramos na brincadeira confirmando a ela que éramos mesmo monitores. A exposição está acontecendo no CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. Participaram do happening o Ciberpajé, @amantedaheresia, @fredecf e @rachel_cosmos. Nesse post alguns dos registros fotográficos do momento divertido.



Gamearte de Bruno Oubam e Ciberpajé selecionada para o acervo permanente dd Harddiskmuseum, importante museu espanhol de Arte e Tecnologia

Amigos, a nossa obra de gamearte, Posthuman Ms. Pacman, uma colaboração poética com Bruno Oybam - criada no contexto das investigações do Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER (FAV/UFG) e do PPG Arte e Cultura Visual da UFG - foi selecionada pela curadoria do @harddiskmuseum para integrar o seu acervo permanente!

O museu espanhol de Arte e Tecnologia é também o maior do tipo no mundo!

Trata-se de uma conquista nossa, como artistas, mas também do Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER, da FAV/UFG, da Pós-UFG e da UFGl. Também para a arte brasileira e sua repercussão no exterior.




Revelada arte de capa do debut CD da banda SERPENTE ANCESTRAL criada pelo Ciberpajé

Arte de capa criada pelo Ciberpajé (aka Edgar Franco)

Amigos, o disco "Jornada Além das Fronteiras" é uma experiência musical incrível capitaneada pelo musicista @rafosauron que mistura o black metal à arte visionária, com músicas inspiradas por mirações com o enteógeno Ayahuasca!

Eu fui convidado para criar a arte do digipack CD que em breve será lançado e a @serpente.ancestral revelou hoje a arte de capa criada por mim. Utilizei no desenho múltiplas simbologias animais e transcendentes, seres que representam o ar, a água, a terra e o fogo, que nadam, voam e rastejam. Figuras míticas diversas que em um golpe de vista, lembram a imagem da face do bode de chifres (Baphomet), criando essa desejável conexão entre a sombra e a luz, o obscuro, o luminoso e o cinzento. Para as cores eu quis trazer um pouco da cromaticidade das minhas experiências com a Ayahuasca e a luminosidade que sempre envolve as visões.

Além da criação da arte e projeto gráfico da obra, eu também tive a honra de colaborar com as vozes e a letra/aforismo de uma das faixas!

Estou no momento finalizando a arte completa do digipack e em breve o CD seguirá para a prensagem na fábrica!

[Dia Nacional do Fanzine] Ciberpajé integra mesa "A experiência de criação de fanzines de quadrinhos e webcomics" no evento em comemoração ao Dia Nacional do Fanzine na Gibiteca Jorge Braga, em Goiânia


No, dia 10 de outubro de 2023 integrei a mesa "A experiência de criação de fanzines de quadrinhos e webcomics" no evento em comemoração ao Dia Nacional do Fanzine na Gibiteca Jorge Braga, em Goiânia. Dividi a mesa com a amiga quadrinhista @catia_anahq e o colega pesquisador, professor e quadrinhista @claudioaleixo_, que mediou o encontro.

Nas fotos os presentes à mesa e o momento de minha fala.

Minha gratidão ao @gazyandraus pelo convite e meus cumprimentos pela organização do evento.





[TV UFG] Ciberpajé grava para o quadro "Publicações" do programa "Mundo UFG", o tema foi o álbum em quadrinhos BioCyberDrama Saga, parceria com o mestre Mozart Couto que teve duas edições publicadas pela Editora UFG.

Amigos, gravei hoje para o quadro "Publicações" do programa "Mundo UFG", o tema foi o meu álbum em quadrinhos BioCyberDrama Saga, parceria com o mestre Mozart Couto que teve duas edições publicadas pela Editora UFG.

Destaquei a grande repercussão da obra que já foi motivo de artigos científicos de pesquisadores do Brasil e do exterior e rendeu até um capítulo do livro "Posthumanism and the graphic novel in Latin America" lançado pela Oxford Press na Inglaterra.

Aproveitei para falar das pesquisas sobre processos criativos de quadrinhos realizadas no nosso Grupo de Pesquisa @cria_ciber da FAV/UFG, do Festival de Artes Ciberpajelanças IV, e do I Prêmio Nacional Ciberpajelanças de Fanzines e Artezines que será realizado nos dias 24, 25 e 26 de novembro no Ruptura - Espaço Cultural.

Em breve a entrevista irá ao ar e divulgarei aqui no blog.





[Seleção para Festival Internacional de Artes] A animação experimental O SABOR DELICADO DO NADA, de Ciberpajé e C.N.S. foi selecionada pela curadoria do FESTIVAL INTERNACIONAL ZONAS DE COMPENSAÇÃO 10

Nossa animação experimental O SABOR DELICADO DO NADA foi selecionada pela curadoria do FESTIVAL INTERNACIONAL ZONAS DE COMPENSAÇÃO 10! O festival é organizado pelo Grupo de Pesquisa GIIP - Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa entre ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, Instituto de Artes, UNESP – SP.


Minha gratidão novamente ao meu parceiro criativo na obra Ordem de Tenebra e ao musicista Alan Flexa que criou a música em parceria comigo!

Ciberpajé será jurado do Concurso de Cosplay do MORCE-GO VERMELHO - VII Festival Internacional de Cinema de Horror de Goiás


Amigos, serei um dos Jurados do Concurso de Cosplay do MORCE-GO - VII Festival Internacional de Cinema de Horror de Goiás! Uma honra e uma alegria para mim!


Na sequência reproduzo texto do Instagram @morcegovermelhofest sobre minha participação.
🧛

Edgar Franco é o Ciberpajé, um ser mutante como o Cosmos, em constante transmutação. Livre de dogmas e verdades, mago psiconauta pronto a experimentar a novidade, focado em viver o único momento que existe: o agora. Artista transmídia com premiações nacionais nas áreas de quadrinhos, artes visuais, arte e tecnologia, e ficção científica. Criador do universo ficcional da Aurora Pós-Humana com o qual tem realizado obras em múltiplas mídias e suportes como quadrinhos, ilustração, poesia, aforismo, conto, música, vídeo, cinema, animação, instalação, web arte, gamearte e performance. É um dos pioneiros brasileiros do gênero poético - filosófico de quadrinhos. Sua obra artística transmídia tem sido estudada por pesquisadores do Brasil e do exterior de múltiplas áreas, tendo gerado 5 livros dedicados a ela e inúmeros artigos científicos.
🧟💀
O Morce-GO acontece de 26 a 29 de outubro
No @shoppingcidadejardimoficial no @multicineoficial. Entrada Gratuita. Censura 18 anos.
👉🏻
Este projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento aos Festivais e Eventos do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2023.

[Resenha] Álbum em quadrinhos BioCyberDrama Saga, de Ciberpajé e Mozart Couto, é resenhado no canal SUBKULTURA HQ


O álbum em quadrinhos BioCyberDrama Saga, de Ciberpajé e Mozart Couto, foiresenhado no canal SUBKULTURA HQ. Confiram a resenha na íntegra:


IMPACTADO por essa belíssima resenha do ativista cultural e quadrinhista Dinho Monteiro DM para o seu novo canal do youtube @subkulturahq! Nenhuma resenha feita da obra até então dedicou-se com tanto afinco e precisão a apresentar brevemente o universo ficcional transmídia da Aurora Pós-Humana. Também achei rica a análise geral das motivações dos personagens, destacando os paradoxos que integram a sua essência e fazem parte de todos nós. Muito sensível a percepção sobre a personagem Orlane e a visão sagaz de que a obra não busca fazer juízos de valor sobre os personagens e seus comportamentos, mas refletir sobre as complexidades da vida e seus grandes dilemas que permanecem os mesmos em um futuro hipertecnológico.
+
Mozart Couto escreveu-me elogiando a videoresenha no Subkultura HQ:
"Gostei demais do video que mandou. Esse rapaz fez a melhor videoresenha, a mais clara, séria e profissional sobre o BioCyberDrama Saga que vi até hoje. As imagens foram muito bem escolhidas e ficou muito convidativo para que se adquira o livro!" (Mozart Couto)

Nossa gratidão pelo nobre espaço no canal Subkultura HQ!



[Veja como foi] Ciberpajé ministra conferência no VI Colóquio da Linha De Pesquisa Crítica Literária, tradução e transcrição do Programa de Pós-Graduação em Letras Literatura e Crítica Literária da PUC-GOIÁS



Ontem ministrei a conferência "As artes visuais e a narratividade", no VI Colóquio da Linha De Pesquisa Crítica Literária, tradução e transcrição do Programa de Pós-Graduação em Letras Literatura e Crítica Literária da PUC-GOIÁS. Nas primeiras 2 fotos estou com alguns dos professores do programa. Minha gratidão ao amigo @atila_arrudateixeira, de camisa vermelha nas fotos, pelo honroso convite e calorosa recepção! Foi uma alegria falar de minhas criações, e das pesquisas realizadas no nosso Grupo de Pesquisa @cria_ciber da FAV-UFG para um grupo tão seleto e interessado. Um forte abraço pós-humanista a todos!
+
Fotos da I Sacerdotisa @rosefranco2021
+













terça-feira, 10 de outubro de 2023

[Chamada de artigos e quadrinhos] Poética e Nona Arte: da poesia nos quadrinhos ao quadrinhos poético-filosóficos


A antologia "Poética e Nona Arte: da poesia nos quadrinhos ao quadrinhos poético-filosóficos" reunirá artigos científicos sobre os vários aspectos da relação entre poesia em quadrinhos, desde as HQs que usam elementos de poesia até os quadrinhos póéticos-filosóficos, passando por análises do texto nos quadrinhos.

Também serão aceitas histórias em quadrinhos que tenham relação com o tema da obra.

Os artigos deverão ter entre 10 e 15 páginas, incluindo imagens e referências (ver abaixo as normas de apresentação do artigo).

As histórias em quadrinhos devem ter no máximo 8 páginas.

O livro será lançado pela Editora Marca de Fantasia e será organizado por Ivan Carlo Andrade de Oliveira (Gian Danton - UNIFAP), Edgar Franco (Ciberpajé - UFG) e Gazy Andraus (UFG).

Os artigos e as histórias em quadrinhos devem ser enviados até 26 de junho de 2024 para o e-mail: 

profivancarlo@gmail.com

Os autores dos artigos e quadrinhos receberão a resposta do aceite de seus trabalhos até o dia 30 de julho de 2024. 

 ---------