terça-feira, 29 de outubro de 2019

TCC sobre a obra do Ciberpajé com enfoque na revista "Artlectos & Pós-humanos" será defendido na UEMS



Mais uma pesquisa sobre a obra do Ciberpajé será defendida em uma universidade pública. Dessa vez trata-se do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) em Letras "A ARTE SEQUENCIAL POÉTICO-FILOSÓFICA DE ARTLECTOS E PÓS-HUMANOS: AS DESREGULAMENTAÇÕES SOCIAIS E SUBJETIVAS DA ERA DO HIPER E A AURORA PÓS-HUMANA DE EDGAR FRANCO, que será defendido em novembro na UEMS - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. 

A pesquisa enfoca o meu universo ficcional transmídia "Aurora Pós-humana" com destaque para análises de HQs da revista "Artlectos & Pós-humanos". O Ciberpajé teve acesso ao TCC e agradece ao pesquisador Giovane Rojas, e ao orientador Prof. Dr. Gilson Vedoin pela instigante análise. Confira um resumo prévio do TCC:



Logo que a defesa acontecer disponibilizaremos o link para a leitura do trabalho.

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

[Resenha] EP Ciberpajé - Transumanimal: Mágico & Magistral, por Frederico Carvalho Felipe




Extasiante, profundo, orgânico, delirante! Composições impecáveis! Execução sensacional! Conceito mágico, magistral! Uma viagem cósmica a dimensões xamânicas internas. 

A primeira coisa que me chamou bastante atenção foi o genial título do álbum (Transumanimal) e a bela capa desenhada pelo Ciberpajé. Quando dei play na primeira faixa, a música me hipnotizou e conduziu por meio de tambores selvagens e melodias psicodélicas preenchidas pelo vocal que recita o belo aforismo. 

A segunda faixa, uma jam alucinante, me elevou a imersões astrais em uma espécie de festa ritualística de celebração da vida. O ritmo penetrante exala alegria, paixão e êxtase em contraste com um mundo tão doente como o que vivemos, essa faixa me levou pra uma dimensão mais feliz. 

Por fim, a última faixa é profunda e visceral! A que eu mais gostei! Com riffs pesados e cadenciados, me conduziu como se estivesse flutuando à noite em um navio fantasma transcendental, com seres fantásticos, antropomorfizados e uivantes ao céu. Deliramos lado a lado na licantropia, enquanto batemos cabeça alucinadamente até o motor do navio ser desligado e ouvirmos serenamente o som do bater das asas de borboletas e melodias ternas de pássaros noturnos transmorfos que nos guiam de volta ao nosso mundo, mas, sorrateiramente, mais energizados para seguirmos. 

Belo trabalho! Parabéns a vocês, Alan Flexa, Edgar Franco (Ciberpajé) e Forlan Gomes! Obrigado por nos brindar com essa obra.

*Frederico Carvalho Felipe é artista multimídia e doutorando do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da FAV/UFG, em Goiânia

Ouça na íntegra o EP "Ciberpajé - Transumanimal" clicando na arte de capa abaixo:



quarta-feira, 23 de outubro de 2019

[Lançamento] "Transumanimal" é o novo EP do Projeto Ciberpajé em parceria com o musicista Alan Flexa


Arte de capa do EP Ciberpajé "Transumanimal", OUÇA-O AQUI

Alan Flexa é um dos musicistas e produtores mais importantes do país, sendo muito conhecido na região norte. Como musicista seu trabalho mereceu destaque até com uma capa dedicada a ele na lendária e saudosa revista Keyboard. Multi-instrumentista, sua sensibilidade musical leva-o a trafegar por múltiplos estilos, timbres e sonoridades. A nova parceria de Alan com o Ciberpajé foi marcada por múltiplos experimentalismos sonoros, criando faixas com atmosferas que vão do fuzion, passando pelo jazz, kraut rock, new age e chegando ao death metal, uma viagem experimental riquíssima que gerou atmosferas inusitadas para os 3 aforismos recitados pelo Ciberpajé, que têm como temática um elogio à experiência de estarmos vivos e à reconexão com o cosmos e Gaia, evocando o neologismo "Transumanimal" que dá nome ao EP. OUÇA-O NA ÍNTEGRA E FAÇA DOWNLOAD AQUI.

Confira um breve depoimento em vídeo de Alan Flexa, gravado no Estúdio Zarolho Records (Macapá), falando do processo criativo e aspectos técnicos da produção do EP:

As sessões de gravação do EP contaram com a participação do talentoso baterista Forlan Gomes como convidado especial. A arte de capa teve como base um desenho rascunhado pelo Ciberpajé (a.k.a. Edgar Franco) durante uma experiência de ENOC - estado não ordinário de consciência, com o cogumelo Psilocybe cubensis, a cabeça de um ser canídeo/lupino representando um totem animal de reconexão com a essência animal. O EP é um lançamento da Lunare Music, ouça-o aqui.

Encarte do EP "Ciberpajé - Transumanimal" com os créditos da obra

Encarte do EP "Ciberpajé - Transumanimal" com o texto do Aforismo I


Encarte do EP "Ciberpajé - Transumanimal" com os textos dos Aforismo II e III


Ciberpajé "Transumanimal" é o 21.º EP lançado pelo projeto, ouça os outros 20 EPs criados em parcerias com bandas e musicistas das 5 regiões do país e do exterior lançados pela Lunare Music:



A Invocação da Serpente (parceria com Each Second/SP)


Lua Divinal (parceria com Gorium/MT)


Heresia Cósmica (parceria com Léo da Heresia/ Brasília)


O Estratagema da Aranha (parceria com Quando os Céus e os Oceanos Colidem/SP-PR)


Verdades Voláteis (parceria com Sérgio Ferraz/PE)


Cura Cósmica (Músicas de Posthuman Tantra & vozes do Granciberpajé Dimas Franco/MG)

Entranhas do Sol (parceria com Alan Flexa/AP)


Sinos Pós-humanos (parceria com  Bells of Soul/SP)


Concerto Pós-humano: A Execração dos Ismos (parceria com [ANT]ISM/SP)


 Pós-quintessência (décimo EP comemorativo, parcerias com Each Second, Gorium,   pUNK[A]l_sUlUk, Sergio Ferraz, & Alan Flexa)


Orgasmo Universal (parceria com Cisne Sônico/PE)


Ao Caos Cotidiano (parceria com Merlin Box/MG)


Vida que Pulsa (parceria com Mensageiros do Vento/BA)


Aqualupus (parceria com Rafael Senra/MG) 

A Carícia da Luz (parceria com Alpha III/SP)

Cerrado Ser (parceria com  Anésio Neto/MG)

Encanto da Terra (parceria com Puro/SP)

Meu Teto Infinito (parceria com Xa-Mul / Inglaterra)

Madrugada de Lilases Pedras Adornada (parceria com Nix's Eyes / Brasília)

Lobo Infinito (parceria com o Melek-Tha / França)


Hackeremixagem do EP "Ciberpajé - Heresia Cósmica" pelo projeto inglês Mentufacturer.


CD "Ciberpajé - Egrégora" - reuniu 21 bandas de 5 países musicando os aforismos do Ciberpajé. No CD temos desde o blues, passando pelo rock progressivo, pelo heavy metal e chegando a estilos como o dark ambient, o industrial e o noise. Uma viagem sonora pautada pela iconoclastia dos aforismos de Franco. As 21 bandas presentes no CD foram: Posthuman Tantra & Luiz Carlos Barata Cichetto (Brasil); Muqueta Na Oreia (Brasil); Zemlya (Brasil); Blues Riders (Brasil); TransZendenZ (Suíça); Alpha III Project (Brasil); Poolsar (Brasil); Each Second (Brasil), Gorium (Brasil); Blakr (Inglaterra); Gabriel Fox (Brasil); Hidden in Plain Sight (Brasil); God Pussy (Brasil); Nix's Eyes (Brasil); Emme Ya (Colômbia); Vento Motivo (Brasil); Iamí (Brasil); ANT[ISM] (Brasil); Melek-tha (França); Kamboja (Brasil); Dimitri Brandi de Abreu (Brasil). Adquira o CD + revista "Gatos & Alfaces # 6" (em que ele veio encartado) enviando e-mail para: oidicius@gmail.com

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

[Obra do Ciberpajé é motivo de pesquisa em universidade dos EUA] - Artigo de pesquisadora da Universidade de Columbia (NY) investiga o álbum em quadrinhos BioCyberDrama Saga.


O artigo "Techno-Eugenics and Futuristic Racism in BioCyberDrama Saga" foi apresentado na Inglaterra, no congresso "Comics and the Latin American City" (25 e 26 de junho de 2019, na Universidade de Manchester/UK) pela pesquisadora da Universidade de Columbia (NY/EUA) Javiera Valentina Irribarrem Ortiz. 
A apresentação de Javiera enfocou um dos aspectos mais fortes de BioCyberDrama Saga - com roteiro meu e arte de Mozart Couto -, no qual apresento um mundo hipertecnológico mas ainda repleto de preconceito, racismo e eugenia. A pesquisadora está realizando um Ph.D. em narrativas transmídia, novas mídias e literatura de ficção científica Latino Americana.

(Fotos do post: Javiera Ortiz durante sua apresentação, encontrada em postagem no twitter do congresso ) ( Site do congresso )

[Veja como foi] Conferências do Ciberpajé e de Gazy Andraus comemorando o dia do Fanzine na Gibiteca Jorge Braga, em Goiânia


No dia 10 de outubro de 2019, das 14h às 17h, aconteceu na Gibiteca Jorge Braga, em Goiânia, o evento “A importância dos Fanzines para as Histórias em Quadrinhos - e seus Processos Criativos”, em comemoração ao Dia Nacional do Fanzine (12 de outubro). O evento contou com as conferências de Gazy Andraus - pós-doutorando no PPG Arte e Cultura Visual da UFG sob Supervisão de Edgar Franco -  sobre a História dos Fanzines, e do Ciberpajé  tratando da Importância da Cena dos Fanzines de Quadrinhos Brasileiros nas décadas de 1980 e 90. 

O público lotou o espaço da Gibiteca prestigiando o evento que contou com abertura do Dr. Rubem Ramos (UFG) e mediação da Dra. Adriana Mendonça (PUC/UFG). O registro fotográfico foi feito pelo mestre Luiz Fers. Ao final das explanações ocorreu um bate-papo com o público presente e o enfoque foram os processos criativos libertários no contexto dos fanzines.

Confira algumas fotos do evento, cliques de Luiz Fers:

Pose acadêmica: Dr. Rubem Ramos, Dr. Gazy Andraus, Msc. Luiz Fers, Dra. Adriana Mendonça e Ciberpajé 

 Dr. Gazy Andraus durante sua conferência

Ciberpajé durante sua conferência

 Mesa de debates: Dr. Rubem Ramos, Dr. Gazy Andraus, Dra. Adriana Mendonça e Ciberpajé 

 Pose acadêmica: Dr. Rubem Ramos, Dr. Gazy Andraus, Dra. Adriana Mendonça e Ciberpajé 

 Dr. Rubem Ramos, Dr. Gazy Andraus, Msc. Luiz Fers, Dra. Adriana Mendonça ,Ciberpajé e as bibliotecárias responsáveis pela Gibiteca Jorge Braga 

 Bibliotecária, Dr. Rubem Ramos, Dr. Gazy Andraus, Msc. Luiz Fers, Dra. Adriana Mendonça Ciberpajé 


quarta-feira, 16 de outubro de 2019

[Lançamento] Ciberpajé participa de Quadritos # 15 com HQ e coluna sobre "HQs Expandidas"


Ciberpajé com Quadritos #15 em mãos

O notório fanzine Quadritos é uma das publicações de quadrinhos mais aguardadas dos aficionados pela cena alternativa das HQBs nas décadas de 80 e 90. A publicação atingiu a impressionante marca de 32 anos de existência e chega ao seu número 15 com uma edição de impacto com 80 páginas de quadrinhos, artigos, colunas e uma entrevista clássica com Neal Adams. O Quadritos é editado pela Atomic, editora capitaneada pelo grande ativista dos quadrinhos nacionais Marcos Freitas, e apresenta um trabalho esmerado de editoração, seleção, diagramação e impressão do fanzine, com uma qualidade gráfica final que supera a de muitas revistas.

As duas belas capas variantes de Quadritos#15

Está edição 8 traz inclusive 2 opções de capa diferentes, sendo uma delas com arte do lendário quadrinhista Rodval Matias, e a outra Otto Mesmer e Lex Franco, uma delicadeza e cuidado especiais do editor. As HQs nacionais da edição ficam por conta dos renomados Laudo, Júlio Emílio Braz, Mozart Couto, Luciano Irrthum & Marcos Freitas, Bira Dantas e pelo Ciberpajé honrado de estar ao lado de tantas feras. Dentre elas destaque para a bela, visceral e impactante parceria entre Irrthum (desenhos) e Marcos Freitas (roteiro) na HQ "O Diário de Chaim Kaplan" - episódio 8 da série "Histórias Esquecidas de Guerra", e para a poética e sensível "Intersections", de Bira Dantas.

O Ciberpajé colabora nesse número com a HQ "A Segunda Maçã" que ocupa as páginas de 72 a 77, e também com a coluna do Ciberpajé tratando de Quadrinhos Expandidos, que ocupa a página 50 da edição. Na página 25 foi divulgada a edição de "Monstros dos Fanzines #5 - álbum de quadrinhos trazendo mais de 200 páginas de HQs do Ciberpajé (Edgar Franco) apresentando suas produções de 1989 a 2019, ou seja 30 anos de quadrinhos!  O álbum está em fase de conclusão e será lançado pela Editora Atomic. 

 Divulgação da edição Monstros dos Fanzines #5 - Ciberpajé que em breve será editada pela Atomic
 Coluna do Ciberpajé no Quadritos #15
Página da HQ "A Segunda Maçã", do Ciberpajé

Colunas do Ciberpajé e de André Carim no Quadritos #15

Confira o press release da edição com seu incrível conteúdo, adquira a versão impressa com tiragem limitada ou baixe o PDF gratuito:
QUADRINHOS: “Maldição do Vampiro” (Archie Goodwin / Neal Adams); “Sob o céu de Vênus” (Laudo); “O Dilema do Guerreiro” (Júlio Emílio Braz / Mozart Couto); “O Horrível problema de Daniel” (Célio Barbosa); “O Diário de Chain Kaplan” (M. Freitas / Luciano Irrthum); “A Segunda Maçã” (Ciberpajé) e “Inter Sections” (Bira Dantas).
TAVERN QUADRITOS: Três dicas de leituras singulares. Um clássico europeu (Blueberry, de Charlier/Moebius), um clássico americano (Sgt. Fury e o Comando Selvagem, de Thomas/Ayers) e um clássico mais contemporâneo (Os Fabulosos X-Men, de Claremont/Byrne); Cartas e mensagens dos leitores volta repercutindo a edição 14 e ainda uma ilustração de Moebius.
COLUNISTAS DA EDIÇÃO: Ciberpajé fala sobre as “HQs expandidas e as novas possibilidades criativas para suportes tradicionais e hipermidiáticos”; André Carim assina o artigo “Competição sim, descaso jamais!”.
MOMENTO PRESS EDITORIAL: Historieta, o maior fanzine de todos os tempos na opinião de 10 entre 10 fanzineiros, editado por longos e saudosos anos pelo amigo Oscar Kern, teve uma edição nacional pela Press, em 1986. Além de um artigo falando da edição, republicamos uma HQ “O horrível problema de Daniel”, de Célio Barbosa.
POLÍTICA & QUADRINHOS: Artigo de Jorge Arenas (”Nova editora de quadrinhos de direita almeja suplantar Marvel e DC”).
REPÓRTER HQ: Segue a “Historia de Los Comics”. Neste espisódio, o modo de vida americano retratado no jovem e iniciante sistema de quadrinhos.
Para fechar com chave de ouro, ilustração inédita do mestre Júlio Shimamoto, em uma de suas muitas técnicas inusitadas de arte-final.
Serviço:
Quadritos 15
Formato 15,5x23cm - 84 páginas
Capa couché 300g color 4x0 - lombada PUR
Miolo offset 90g pb 1x1
R$ 30,00 (frete incluso)
Tiragem limitada 50 unidades
Depósito:
Marcos de Freitas da Silva
CPF 595802401-91
Bradesco
Agência: 1552-0
Conta corrente: 20906-6
Comprovante:
E-mail: atomiceditora@gmail.com
Whats: (48) 98474.1793
Edição PDF gratuito:
http://www.mediafire.com/file/1p1klrm6rbb7anj/Quadritos_15_janeiroOK_color.pdf/file

[Ciberpajé na TV] Edgar Franco recita o poema/aforismo "A vida só existe na estrada" no "Dia de Poesia '19" da TV UFG



O Dia de Poesia é um projeto especial da TV UFG em que poetas e amantes de poesia são convidados a gravarem poesias de autoria própria ou de outros autores. Em 2019 foram 170 poemas gravados e eles passam nos intervalos da programação aberta da TV UFG no mês de outubro de 2019, de Goiânia.

O Ciberpajé selecionou como segundo aforismo/poema "A vida só existe na estrada" para ser recitado no programa, o aforismo trata da aceitação plena das experiências de dor e êxtase que compõem a existência. 

Confira o vídeo do Ciberpajé recitando o aforismo ao final desse post, nesse link ou clicando em qualquer imagem desse publicação.






O vídeo "A vida só existe na estrada":

Eis o texto do aforismo/poema na íntegra:

"A vida só existe na estrada"

Não existem atalhos
Só um único caminho de êxtases e espinhos
Mas as vertigens da estrada,
azul, pálida ou nublada,
vão tentar seduzi-lo
para a dança nebulosa do nada
Renunciar ao prazer é tolice
mergulhar no ascetismo é estultície
A vida só existe na estrada
conturbada
tempestuosa
estranha
dolorosa
extática
louca
dramática
confusa
gloriosa
a
estrada
ainda
não
pavimentada
que você
desenha
a
cada
suspiro,
grito,
gemido.
(Ciberpajé)

Confira todos os vídeos do Dia da Poesia 2019 no canal do youtube da TV UFG.