quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Posthuman Tantra - Códigos de Batalha IV: vídeo celebra os 6 anos de renascimento do Ciberpajé!


Frame do vídeo Posthuman Tantra - Códigos de Batalha IV

Celebrando seu aniversário de 6 anos como Ciberpajé e 46 anos nessa existência, Edgar Franco lança o videoclipe "Posthuman Tantra - Códigos de Batalha IV", uma singela metáfora sonora e visual sobre a grande batalha que travamos conosco e nossos únicos inimigos reais: nós mesmos! A batalha rumo à integralidade de ser.


O vídeo D.I.Y. teve imagens captadas em uma mata de Hidrolândia (GO). Assista-o :


- Códigos de Batalha IV - (Música: Posthuman Tantra) 

Esteja sempre preparado para morrer,
Louvando o Cosmos pela chance 
de permanecer vivo após cada batalha.
Lembre-se, nenhuma batalha é inevitável, 
a não ser a batalha consigo mesmo.
E para cada indivíduo que você mata, 
não só sua espada, 
mas sua alma será manchada 
e um preço astral será cobrado.
Tenha isso sempre em sua mente e
em seu coração!
Se estiver preparado para pagar o preço
trucide seus inimigos violentamente,
mas jamais seja cruel.
--------- 

Direção e edição: Ciberpajé (Edgar Franco) 
Música: Posthuman Tantra
Cria_Ciber - Goiânia, Brasil, 2017

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Poema do Ciberpajé é selecionado para o projeto "Doce Poesia Doce"



O poema "O Sabor do Agora", de autoria do Ciberpajé foi selecionado pela curadoria do projeto "Doce Poesia Doce" para ser incluído em sua incrível ação de distribuição de poesias na cidade de Salvador(BA).

DOCE POESIA DOCE é um projeto selecionado pelo Edital Arte Todo Dia – Ano III, da Fundação Gregório de Mattos (Prefeitura de Salvador), com apoio de Artgraphic, Cogito Editora, Caligo Editora, Athelier PHNX, Servdonto e R & P Som e Iluminação.


Entre os dias 17 de setembro e 8 de outubro o projeto DOCE POESIA DOCE vai distribuir gratuitamente nada menos que 10 mil “poesias doces” (poesias impressas embalando balas doces) em praças, escolas, hospitais e postos de atendimento em Salvador. Na primeira fase do projeto, mais de 900 e-mails foram enviados para a Convocatória Doce Poesia Doce. Foi tamanha a quantidade e qualidade das poesias enviadas que a seleção aumentou dos 200 previstos para mais de 400 poetas participantes de todos os cantos Brasil e até do exterior. Além disso o projeto faz uma justa homenagem a 21 poetas consagrados cuja obra já se encontra em domínio público: os brasileiros Gregório de Mattos, Castro Alves, Junqueira Freire, Álvares de Azevedo, Gonçalves Dias, Alphonsus de Guimarães, Augusto dos Anjos, Olavo Bilac, Mário de Andrade, Cruz e Souza, Machado de Assis, Casimiro de Abreu, Cláudio Manuel da Costa, Raimundo Correia, Alberto de Oliveira, Vicente de Carvalho e os portugueses Luís de Camões, Tomás Antônio Gonzaga, Bocage, Fernando Pessoa e Florbela Espanca.


Nas palavras dos criadores do projeto:


DOCE POESIA DOCE é um fruto simbólico e também literal do projeto PÉ DE POESIA, que em 2016 decorou as árvores de Salvador com 500 poesias de mais de 200 poetas de todo o Brasil. Os idealizadores de ambos os projetos, o escritor e músico Fabio Shiva e a fotógrafa Fabíola Campos, buscam sensibilizar as pessoas para o poder da Poesia de trazer doçura e beleza, para a vida, gerando transformações positivas. E da mesma forma que as poesias impressas serão distribuídas em Salvador, a proposta é que as poesias postadas do blog e no Facebook sejam compartilhadas por todos, gerando uma poética reação em cadeia. Principalmente neste momento em que vivemos no Brasil, quando somos diariamente brutalizados pela violência urbana e pela ganância dos poderosos, a Poesia surge como possibilidade de transcendência.

Os idealizadores do projeto Fabíola Campos e Fábio Shiva


Em Salvador, todos estão convidados a participar da distribuição de poesias doces e recitais em diversos pontos da cidade.

DISTRIBUIÇÃO DE POESIAS DOCES – CRONOGRAMA:



quarta-feira, 13 de setembro de 2017

EXPANDA SUA IDEIA DO QUE SÃO QUADRINHOS: AQC destaca experimentos artísticos do Ciberpajé

A página do facebook da tradicional e conceituada AQC - Associação dos Quadrinhistas e Cartunistas do estado de São Paulo, destacou as recentes experiências de criação de HQforismos expandidos em 360 graus do Ciberpajé Edgar Franco.   

A página postou a frase: "EXPANDA SUA IDEIA DO QUE SÃO QUADRINHOS. Entre nas experiências HQfóricas de Edgar Franco. Será uma viagem sem igual." E compartilhou os 4 HQforismos em 360 graus postados pelo Ciberpajé, eles podem ser conferidos nesse link.


[Veja Como foi] Palestra e lançamento do Sketchbook do Ciberpajé no SESC - Goiânia

Sábado, dia 8 de julho, o Ciberpajé (Edgar Franco) ministrou a palestra com o tema: "Desenho como ritual de presença: processo criativo do autor", na qual explanou sobre alguns dos processos criativos  utilizados  na geração de seus desenhos, destacando a criação como uma forma de conexão com o momento presente e o Cosmos. Logo após a palestra ele lancou, em Goiânia, seu livro "SketchBook Edgar Franco", publicação da editora Criativo, de São Paulo.  A palestra e lançamento do livro integraram o evento "Aldeia Diabo Velho" do SESC -GO. Com quatro edições realizadas, o Sesc Aldeia Diabo Velho se estabeleceu como um dos principais eventos de cultura de Goiás. A palestra  e lançamento aconteceram no SESC Goiânia Centro

O entusiasmado público lotou a sala de conferência reservada para a palestra do Ciberpajé, e incluía muitos amigos especiais que foram ali prestigiar sua palestra e lançamento. O Ciberpajé falou por uma hora e meia destacando seus processos criativos com uso de tecnologias de ENOC - Estados não ordinários de consciência e enfocando só as artes presentes em seu Sketchbook. Seguem algumas fotos da palestra registradas pela I Sacerdotisa Rose Franco e por Luiz Fers.


 Ciberpajé durante a palestra

 Ciberpajé durante a palestra

 Ciberpajé durante a palestra

 Ciberpajé durante a palestra

 Ciberpajé durante a palestra

 Ciberpajé durante a palestra

 Ciberpajé durante a palestra

Ciberpajé durante a palestra
 Público ao final da palestra

Público ao final da palestra

Após a palestra o Ciberpajé seguiu para a mesa de autógrafos no ambiente da biblioteca do SESC e passou duas horas em seu ritual de presença, autografando e criando desenhos exclusivos nos exemplares dos presentes. Grandes amigos e personalidades da arte e da cultura alternativa de Goiás prestigiaram o lançamento. Seguem algumas fotos selecionadas do lançamento, cobertura fotográfica de Luiz Fers.


 O Ciberpajé criando arte exclusiva em um dos exemplares do SketchBook em seu "ritual de presença"

 O Ciberpajé criando arte exclusiva em um dos exemplares do SketchBook em seu "ritual de presença"

 O Ciberpajé criando arte exclusiva em um dos exemplares do SketchBook em seu "ritual de presença"

 O Ciberpajé criando arte exclusiva em um dos exemplares do SketchBook em seu "ritual de presença"

 O Ciberpajé criando arte exclusiva em um dos exemplares do SketchBook em seu "ritual de presença"
 Exemplar de Ademir Luiz

O Ciberpajé com o grande Ademir Luiz, uma das mentes mais sagazes e brilhantes que conheço, um grande artista, admirável intelectual e incrível figura humana! Celebro sua amizade sempre!

 O Ciberpajé e Ademir Luiz em plena pose acadêmica

 Ciberpajé desenhando e autografando nos exemplares dos amigos presentes ao lançamento

 Ciberpajé desenhando e autografando nos exemplares dos amigos presentes ao lançamento


 O Ciberpajé e o amigo João Vitor

 O Ciberpajé e o talentoso amigo João Vitor na pose acadêmica

 O Ciberpajé e o grande amigo Gilson Vedoin, sempre prestigiando os eventos de HQ

 O Ciberpajé e o grande amigo Gilson Vedoin, em pose acadêmica!

 Gilson Vedoin, sua esposa Maria Cerezer e o Ciberpajé em pose acadêmica

 O Ciberpajé e o amigo Gustavo Salomão

  O Ciberpajé e o amigo Gustavo Salomão entusiasmados na pose acadêmica

 O Ciberpajé e talentoso quadrinhista e amigo Cláudio Dutra

 O Ciberpajé e talentoso quadrinhista e amigo Cláudio Dutra

 O Ciberpajé e grande amigo Jhoel Trindade

 O Ciberpajé e Jhoel Trindade em empolgada pose acadêmica

 O talento dos quadrinhos, professor doutor e amigo especial Cláudio Aleixo Rocha com o Ciberpajé na pose acadêmica

O Ciberpajé e a I Sacerdotisa Rose Franco, dando seu fundamental apoio durante o lançamento do SketchBook no SESC-Goiânia

 Eu e o grande artista multimídia Léo da Heresia, na pose acadêmica!

O Ciberpajé  e o grande artista, amigo e parceiro de Posthuman Tantra, Luiz Fers, em uma clássica pose acadêmica.


Gratidão a todos que prestigiaram a palestra e o lançamento, em especial ao grande ativista da HQ em Goiás, professor Carlos de Brito Lacerda, e aos diretores do SESC-Goiânia. 

Para quem tiver interesse, a série "Sketch Book Custom" é uma iniciativa editorial da "Editora Criativo", de São Paulo. A coleção, que já publicou livros de dezenas de quadrinistas consagrados e emergentes de nosso país, dedica-se a fazer um registro gráfico dos estilos e peculiaridades de desenho dos artistas brasileiros, editando livros em um formato generoso, próximo do A4, cada um com 64 páginas de artes em preto e branco do artista enfocado. Entre os nomes consagrados que já tiveram seus Sketch Books lançados nessa incrível coleção destacam-se Mozart Couto, Rodolfo Zalla, Julio Shimamoto, Marcatti, Laudo Ferreira e Gazy Andraus.

Para o seu volume  o Ciberpajé selecionou uma amostra ampla de todos os estilos de traço que tem experimentado ao lango de seus 30 anos como desenhista ilustrador e quadrinista, incluindo artes à grafite, pincel, canetas e em estilos gráficos diversos que vão de seu traço mais limpo - em algo que se assemelha à chamada linha clara europeia - a exercícios com traço riscado, ou desenhos em tinta branca sobre papel preto. Incluí também alguns exemplos de HQforismos e uma HQ curta. O livro já foi lançado em São Paulo, durante a SketchCon I, saiba mais sobre o lançamento nesse link. 

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Ciberpajé e IV Sacerdotisa: Seção de HQforismos na nova revista Camiño di Rato

Página da revista Camiño di Rato com texto do Ciberpajé e da IV Sacerdotisa

Acaba de ser lançada digitalmente para leitura online o novo número da revista Camiño di Rato, esse número especial digital traz o título de "Degustação na Toka" e inclui participações de 15 quadrinhistas. A Camiño di Rato é um título que dedica-se aos quadrinhos do gênero poético-filosóficos e outras vertentes experimentais, nesse número os editores Guilherme Silveira e Matheus Moura abriram espaço para os HQforismos, editando um breve texto assinado pelo Ciberpajé e pela IV Sacerdotisa Danielle Barros que conceitua o sub-gênero de quadrinhos poético-filosóficos, além disso, o Ciberpajé e a IV Sacerdotisa selecionaram 7 HQforismos para a publicação, sendo 2 de sua autoria, e outros cinco de quadrinhistas convidados, sendo eles: Natasha Hoshino, Antonio Eder, Laudo, Celso Moraes, Rubens Baquião e Eder dos Santos.

HQforismo da IV Sacerdotisa publicado na edição

HQforismo do Ciberpajé publicado na edição

HQforismo de Rubens Baquião e Eder dos Santos

Leia a edição na íntegra clicando na imagem abaixo:


terça-feira, 5 de setembro de 2017

Ciberpajé apresentou pôster no II Enquadrinhos, em Brasília


Ciberpajé em pose acadêmica diante do pôster

No dia 4 de setembro aconteceu no Centro Cultural da Caixa Econômica, em Brasília, o II EnquadrinhosO I Enquadrinhos aconteceu em 2015 e teve o Ciberpajé Edgar Franco como um dos palestristas convidados. O evento é uma iniciativa que busca unir pesquisas acadêmicas e também criadores de quadrinhos, contando com apresentação de pôsteres, mesas de debate, feira de publicações independentes e oficinas. A programação ocupou todo o dia e o evento foi realizado no contexto da 12a Bienal Brasileira de Design Gráfico que acontece também no Centro Cultural da Caixa Econômica. O II Enquadrinhos teve como presidente da comissão organizadora, a professora Doutora Selma Regina Nunes Oliveira, e foi Idealizado pelo GIBI – Grupo de Pesquisa em Histórias em Quadrinhos, vinculado a linha de pesquisa em Imagem, Som e Escrita do programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (PPG-FAC/UnB).

O Ciberpajé apresentou o pôster intitulado "Quadrinhos Expandidos: processo criativo de Nuasca, narrativa gráfica e sonora inspirada em experiência visionária com ayahuasca.", nele ele trata do processo criativo de uma história em quadrinhos expandida (FRANCO, 2017), entendendo como HQs expandidas não só aquelas que se utilizam de novos recursos tecnológicos e hipermidiáticos na sua linguagem e fruição, mas também aquelas que lançam mão de recursos não tradicionais para a sua gestação. Sobretudo os quadrinhos criados sob influência dos enteógenos que funcionam como “softwares livres da natureza” (Franco 2014) expandindo nossa consciência aos ENOC – estados não ordinários de consciência (MIKOSZ, 2015), com destaque para a ingestão do enteógeno ayahuasca, bebida utilizada ritualisticamente por povos indígenas da América do Sul. “Nuasca” é uma narrativa gráfica e sonora criada utilizando como base cinco estágios de uma experiência de ingestão de ayahuasca realizada no ano de 2016. O fruto dessa experiência é uma história em quadrinhos de cinco páginas composta por cinco HQforismos (BARROS, 2016), cada um deles relativo à um dos estágios/fases da referida experiência que também gerou um EP da banda “Posthuman Tantra”, com cinco faixas musicais que retratam os mesmos estágios e utilizam como letras os textos aforísticos presentes na HQ. O processo criativo levou em conta - para a definição dos estágios da experiência - os estudos de Eduardo Ekman Schenberg et al. (2015) sobre os efeitos bifásicos da ayahuasca, segundo os quais por volta de uma hora após a ingestão ocorreram diminuições das ondas alfa (8 a 12 ciclos por segundo) no córtex temporo-parietal, e cerca de duas horas após a ingestão as ondas alfa retornam ao padrão, mas os ritmos gama, de frequências muito altas (30 a 100 ciclos por segundo), se intensificaram por quase todo o córtex cerebral. As imagens da HQ foram criadas a partir das visões obtidas (Shanon, 2002) nos dois estágios e em sua sobreposição pela ingestão de novas doses. O Ciberpajé lançou recentemente o livro "Quadrinhos Expandidos: das HQtrônicas aos plug-ins de neocortex" detalhando suas pesquisas de processos criativos nessa área, saiba mais e adquira o livro aqui.


 Ciberpajé, a amiga Lino Ao Léu e alguns alunos de design que se interessaram pela pesquisa

Ciberpajé e a quadrinista e pesquisadora Cátia Ana que também apresentou seu pôster no evento

O Ciberpajé e seu orientando de doutorado Matheus Moura, que apresentou pôster sobre sua pesquisa de quadrinhos visionários


O Ciberpajé e o professor Dr. Wagner Rizzo (UnB), mestre de cerimônia do evento


 Pôster do Ciberpajé