sábado, 30 de julho de 2022

[Lançamento] Ciberpajé cria arte de capa e publica HQ na revista de filosofia Paradigmas n.46

A convite do editor Luiz Meirelles, também mentor do CEFS - Centro de Estudos Filosóficos de Santos, o Ciberpajé (a.k.a. Edgar Franco) criou a arte exclusiva de capa da edição n. 46 da revista Paradigmas: Filosofia, Realidade & Arte. A edição de janeiro/fevereiro de 2022 teve como tema "Turbulência Política e Dissolução do Mundo". A Paradigmas é um reconhecido periódico de filosofia que existe já há 22 anos.

Além da capa o Ciberpajé também publicou a HQ poético-filosófica Lupus Crepusculum, um dos resultados artísticos de sua pesquisa de pós-doutorado em arte realizada no Instituto de Artes da UNESP, sob supervisão da pesquisadora e artista Dra. Rosângella Leote.

Para adquirir a versão impressa da Revista Paradigmas envie e-mail para paradigmas2016@gmail.com

Acesse os números anteriores em www.paradigmas.com.br





sábado, 23 de julho de 2022

[Lançamento] POSTHUMAN TANTRA integra tributo à lendária banda grindcore STOMACHALCORROSION


Foi lançado pelo selo Estado Calamitoso o tributo à banda pioneira do grindcore brasileiro STOMACHALCORROSION. O Ciberpajé acompanha a trajetória da banda na cena underground desde os primórdios e sempre admirou-a pela sua integridade e impacto sonoro, sendo pioneiros fundamentais do grindcore e da música extrema no país, uma verdadeira lenda da cena

O convite honroso para o POSTHUMAN TANTRA, banda do Ciberpajé, integrar o tributo partiu de Charlie Curcio, mentor dessa grande força musical de nossa cena underground. O Posthuman Tantra criou uma versão cybergrind e pós-humana para a poderosa faixa " World of my God".


O Ciberpajé sentiu-se ainda mais honrado por estar ao lado de bandas fundamentais da cena brasileira que integraram o tributo como NERVOCHAOS, NEW YORK AGAINST THE BELZEBU, OLIGARQUIA, DEATH SLAM, entre outras. O tributo traz 24 faixas e pode ser adquirido diretamente com Charlie Curcio.



Relação de bandas e seus covers do StomachalCorrosion:

1 - GALE - My Disday
2 - Sindrome do Ódio - Mi Ne Kurbigu
3 - Nervo Chaos - Apathy
4 - Vertebre - Obsceno
5 - New York Against The Belzebu - Protest
6 - Necropolis - Histeria
7 - D.O.M. - Intro (La Tambourin) + Love of My Life
8 - Condiloma - Despain
9 - Porraloka - Internacia
10 - Cover Evil - Things Left Unsaid
11 - Oligarquia - Repulsivo
12 - Tumbero - Nek Mastroj! Nek dioj!
13 - Injury - Man Mad god
14 - Deadliness - Cansaço
15 - Repudiyo - Worthless Words
16 - Posthuman Trantra - World of my god
17 - Herege - World Of My god
18 - Rastros de Ódio - Man Mad god
19 - Cachorro da Duença - Human Degradation
20 - Certo Porcos- Mi Ne Kurbigu
21- Death Slam - Apathy
22 - Interitus - Apatia (Apathy)
23 - Hocnis - Horror Show
24 - Omago - Bite the Bit

Capa por Erik Muller, encarte por Fernando Drowned Lima.

O Ciberpajé já tinha tido a honra de criar a arte exclusiva para a capa da biografia da grande banda grindcore StomachalCorrosion. A SxCx é uma das bandas referência grindcore desde os anos 90, tendo inclusive seu mais recente álbum lançado pelo notório selo Cogumelo Records, de Belo Horizonte. O livro, descrevendo a trajetória de 30 anos da banda, é intitulado StomachalCorrosiom: La Teroro Estas Viva - Uma Biografia. Ele pode ser adquirido diretamente com Charlie Curcio.


E a postagem do Ciberpajé sobre o tributo foi destaque no instagram oficial da StomachalCorrosion, veja fac-simíle abaixo:





quarta-feira, 20 de julho de 2022

Ciberpajé integra banca de qualificação de mestrado de sua co-orientanda Fabiana Francisca Santos no PPGACV - FAV/UFG



No dia 29 de junho de 2022, o Ciberpajé participou da  qualificação de mestrado da discente Fabiana Francisca Santos, com o tema: ARTE DE TERREIRO MATRIARCAL: TRABALHO DE MULHERES DA CASA DE CARIDADE LUZ DO ALVORECER. Ele é cocorientador da pesquisa realizado no PPG Arte e Cultura Visual da UFG e orientada pela Prof. Dra. Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues. Na banca tivemos a presença das professoras convidadas Dra. Maria Betania Albuquerque (UFPA) e Dra. Vanessa Raquel Lambert de Souza (UFJF).

Parabéns à Francisca pela aprovação e sucesso na continuidade da pesquisa.



[Convocatória] EXPOZINE INTERNACIONAL CIBERPAJELANÇAS III




Faltam 5 meses para a nossa expozine, mas já recebemos mais de 30 zines! Agradecemos a todos os zineiros que estão enviando suas publicações. Aguardamos o seu zine! Segue a chamada completa.

Convidamoss todos os criadores de zines de todas as temáticas, do Brasil e do mundo, a participarem da "EXPOZINE INTERNACIONAL CIBERPAJELANÇAS III". A exposição é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás e acontecerá no mês de novembro de 2022 em Goiânia, no Espaço Cultural Ruptura.

Todos os zines enviados serão incluídos na exposição internacional e os criadores receberão certificado de participação digital chancelado pelo Grupo Cria_Ciber (FAV/UFG).

Enviem-nos seus zines, artezines, e/ou similarzines impressos para participarem da exposição nas Ciberpajelanças III. O envio é até 31/10/2022.

Endereço para envio do seu zine:
A/C Edgar Franco (Ciberpajé)
Rua R-17, Quadra 15, Lote 13, Vila Itatiaia - Goiânia – GO, CEP: 74690-420, Brasil

IMPORTANTE: Inserir no pacote do envio o nome do Fanzine, nome do editor/autor, data da edição e número de páginas., e-mail e redes sociais

Ajude-nos a divulgar a exposição!

English:
Dear Zinesters!
We invite everyone to send their zines, artzines, and/or similarzines printed to participate in the exhibition within the Ciberpajelanças III event. Shipping is until 10/31/2022

A/C Edgar Franco (Ciberpajé) Rua R-17, Quadra 15, Lote 13, Vila Itatiaia - Goiânia – GO - Brazil, CEP: 74690-420.

Notes: Insert the Fanzine name, publisher/author name, edition date, number of pages, and e-mail, in the submission. The zinesters will receive a digital certificate of participation in the exhibition.


[Lançamento] Ciberpajel(IA)nça 1:- Primeiro da série de curtaforismos experimentais animados em rede neural


Ciberpajel(IA)nça 1 - é  o primeiro vídeo da série de curtaforismos experimentais animados em rede neural. O vídeo tem 25 segundos, com música, aforismo e arte do Ciberpajé (Edgar Franco), o tema é a necessidade íntrinseca ao ser de criar, e as consequências nefastas de não ser criativo. 

Assista no link:
https://youtu.be/W1NGHBAwoHI
+
Animação, edição, aforismo e música por Ciberpajé (a.k.a. Edgar Franco)
+
Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER (FAV/UFG), 2022.

Reflexões do Ciberpajé sobre arte e processo criativo são destaque no jornal online "A Glossolalia"


Minhas reflexões sobre arte e processo criativo são destaque no jornal online "A Glossolalia". O periódico é uma iniciativa do artista, designer e jornalista Marcos Costa. Leia a primeira edição na íntegra no link:



[Indicação a Prêmio Nacional] Ciberpajé é um dos indicados ao 38º Troféu Angelo Agostini na categoria melhor roteirista de quadrinhos, por LICANARQUIA e RENOVACENO.


Sou um dos indicados ao 38º Troféu Angelo Agostini na categoria melhor roteirista de quadrinhos, por LICANARQUIA e RENOVACENO. Todos podem votar. VOTE AGORA NO LINK:


Recebi com surpresa e alegria a minha indicação como "melhor roteirista" de quadrinhos para o "38º Troféu Angelo Agostini"! Mesmo com as dificuldades impostas à cultura, a produção de HQs no Brasil segue forte e significativa, e estar entre os 10 roteiristas selecionados no país, em um ano de tantos lançamentos incríveis com 2021, já é um prêmio.

Considero o Troféu Angelo Agostini a premiação mais importante, longeva e democrática dos quadrinhos brasileiros, por isso comemoro com entusiasmo a indicação nessa categoria fundamental que é a dos roteiristas. Em 2021 tive a sorte de ver dois de meus álbuns em quadrinhos, LICANARQUIA e RENOVACENO, sendo publicados com recepção calorosa de público e crítica e preciso agradecer às pessoas incríveis envolvidas no processo de edição dessas obras - citadas na premiação para a minha indicação.

LICANARQUIA foi o fruto do encontro do Lobisomem oitentista do mestre dos quadrinhos Toninho Lima com o meu universo ficcional da Aurora Pós-Humana, uma narrativa sobre compaixão em tempos de caos que ganhou vida como HQ poético-filosófica com a arte exuberante de Lima. O álbum foi minha primeira experiência com um financiamento coletivo e tivemos a inacreditável adesão de 265 apoiadores. Agradeço imensamente a cada um deles pela confiança depositada na obra. Também sou muito grato à Editora Atomic, responsável pelo projeto gráfico do álbum e das muitas recompensas extendidas como posteres, cards e zines que acompanham a publicação, e que estão terminando de ser enviadas nesse momento. Não posso deixar de agradecer ao sensível revisor da obra, o amigo Cristiano Passos.

RENOVACENO é uma obra que congrega HQs curtas contextualizadas na Aurora Pós-Humana, algumas delas com uma relação metafórica direta com os dramas vividos por mim durante a pandemia de COVID-19, especialmente a perda de meu amado pai Dimas Franco. O álbum inaugurou o selo de quadrinhos da Editora Merda na Mão, uma iniciativa underground dedicada à "publicar os impublicáveis", aforismo que direciona suas edições, agradeço imensamente aos editores pelo convite e também aos leitores que fizeram a primeira tiragem de Renovaceno esgotar-se em pouco tempo fazendo com que a editora logo fizesse uma segunda tiragem da obra. Agradeço também ao grande Octavio Aragão por seu pungente prefácio do álbum, e aos amigos Gazy Andraus e Danielle Barros, por seus não menos impactantes posfácios escritos para a obra.

O Troféu Angelo Agostini é uma iniciativa da AQC SP- Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo, a premiação nacional acontece desde 1985, a votação envolve 10 categorias e pode ser realizada por qualquer pessoa interessada entre os dias 13 de julho e 7 de agosto de 2022. Vote agora no link:


Se você gostou dos álbuns, será uma honra receber o seu voto! Um abraço afetuoso.

(Ciberpajé)