TRANSLOBO, a nova narrativa visual do Ciberpajé, foi lançada em formato A5, mas essa obra merecia uma edição mais caprichada para termos as imagens com melhor definição e em um tamanho maior, pois o Ciberpajé vive inovando em forma e conteúdo e o que temos aqui é uma evolução do trabalho de aforismos ilustrados.
É HQ? Não é? Só esses questionamentos já são interessantes, mas agora ele leva uma única linha de raciocínio (é narrativa? é poesia?) pelas 35 páginas e trata, de seu modo particular, de provocar a mente com imagens e palavras mágickas. As imagens, que utilizam a simetria bilateral e as palavras que questionam o binarismo cultural numa contradição interessante como um paradoxo criado para perturbar a mente consciente.
Homem (Edgar Franco) e máquina (IA) trabalhando juntos para questionar a mecanização forçada do animal (homem) pela sociedade do código binário. O dualismo do preto e branco sem tons de cinza das letras que trazem ideias avessas a este duelo de contrastes. 1 deve se dividir em 3 sem passar pelo 2? Passa sim, mas não deve se reter lá, assim como a mente não deve se deter em uma ideia na meditação. O Caos Primordial, a Acumulação e a Ação... A Serpente, A Sereia e o Lobo. Trindade.
Baixa livremente a versão digital de TRANSLOBO neste link.
*Claudio Ellovitch é cineasta e magista