O Luto da Vitória (II Código Cósmico de Batalha do Ciberpajé) é o novo videoclipe em animação e single - assista-o neste link - do projeto musical Ciberpajé. Trata-se da nova animação da série baseada em rituais mágickos de transmutação da Aurora Pós-Humana, e nesse caso é um videoclipe pioneiro no Brasil por ter sido totalmente desenvolvido em Inteligência Artificial através de prompts de texto relacionados com o contexto poético e conceitual da música e aforismo. Todos os trechos da animação foram produzidos na IA e posteriormente editados.
Espaço criado para divulgação da obra do artista transmídia Edgar Franco, o Ciberpajé.
sábado, 29 de outubro de 2022
[Festival Internacional] O Luto da Vitória: animação pioneira no Brasil, totalmente criada em IA, é selecionada para o evento "AIFA2022 - Artificial Intelligence and the Future of Art", em Luxemburgo
quarta-feira, 26 de outubro de 2022
Ciberpajé participa de banca de qualificação de Doutorado em História na UFRPE
No dia 26 de outubro de 2022, o Ciberpajé (aka Edgar Franco) integrou banca de qualificação de doutorado no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O título da qualificação foi DO NAÏF À POP ARTE - A TRAJETÓRIA DE BAJADO E A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO MANGUEGEEK, pesquisa do discente Wilson Roberto Chiarelli Júnior, orientado pela docente Dra.Mariana Zerbone. Integraram a banca os professores doutores Bruno Leite (UFRPE), Bruno Melo de Araújo (UFRPE) e José Bezerra de Brito Neto (UFPE).
sábado, 22 de outubro de 2022
[Festival Internacional] "The Wolf Copulating with the Forest": animação experimental criada pelo Ciberpajé é selecionada para o "Black Cat Award International Film Festival" da Bolívia
sexta-feira, 21 de outubro de 2022
[Lançamento de Livro: baixe agora] Novo livro acadêmico "Música Extrema: ruídos, imagens e sentidos" traz capítulo do Ciberpajé
"Música Extrema: ruídos, imagens e sentidos" é o novo e instigante livro da editora, com conselho editorial acadêmico, Pimenta Cultural. A edição possui versão em e-book que pode ser baixada gratuitamente nesse link, e a versão impressa que pode ser adquirida nos links fornecidos pela editora.
A obra de fôlego somando 418 páginas reuniu pesquisadores e pesquisadoras acadêmicas explorando múltiplos aspectos sociais, antropológicos, culturais e estéticos do amplo e complexo universo da chamada música extrema. Muitos deles com envolvimento direto com a cena musical underground brasileira, pois além de pesquisadores são também musicistas, zineiros ou ilustradores, ou ainda ativistas culturais. Além dos artigos a obra também incluiu ilustrações e HQs de nomes lendários da cena como Carlos Lopes (Dorsal Atlântica) e Guga Burkhardt, entre outros, ampliando o seu escopo para além do interesse acadêmico.
O Ciberpajé (aka Edgar Franco) foi convidado pelos organizadores do livro Cristiane Bahy; Cristiano dos Passos; Lucas Martins Gama Khalil e Rodrigo Barchi para participar com um capítulo e escreveu sobre sua experiência de processos criativos com o seu projeto musical Ciberpajé durante a pandemia, o que gerou o capítulo 5 do volume intitulado "PROJETO MUSICAL CIBERPAJÉ: processos criativos de 3 EP’s pandêmicos", que ocupa as páginas de 136 a 152 da obra.
O Ciberpajé agradece ao incrível convite e oportunidade de integrar essa obra singular no panorama brasileiro, como bem destaca Sílvio Gallo em trecho do prefácio:
“Precisamos saudar esse livro, que dá continuidade aos Diálogos com a música extrema, de 2021, por trazer à baila um estilo de música que, de algum modo, podemos considerar como ‘marginal’, como ‘alternativo’, que engaja seus praticantes e amantes de modo intenso, visceral, como é a própria música produzida. Este livro nos provoca, nos incita, ao transitar por essas perturbações sonoras que não nos deixam parados, indiferentes”.
Serviço
quarta-feira, 19 de outubro de 2022
[Evento Nacional] Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER (FAV/UFG) marcou presença na ANPAP - mais importante evento da área de artes no Brasil - com 4 artigos inéditos, 1 ensaio visual e 2 obras artísticas
O Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER, coordenado pelo Ciberpajé na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG), teve uma participação efetiva na 31° ANPAP - Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas 2022, evento mais importante da área de artes no país.
sábado, 15 de outubro de 2022
[Indicação a prêmio nacional] LICANARQUIA é indicada ao Prêmio de Melhor HQ Independente 2022 do notório Canal Milhas & Milhas
O álbum em quadrinhos Licanarquia, com roteiro do Ciberpajé e arte de Toninho Lima, foi indicado ao Prêmio de Melhor HQ Independente do Canal Milhas & Milhas. A obra, financiada no Catarse, já havia promovido a indicação de "Melhor Roteirista de Quadrinhos" para o Ciberpajé no 38º Troféu Angelo Agostini, e agora recebe essa honrosa indicação nesse novo e significativo prêmio que já está em sua terceira edição.
Para celebrar a indicação, o grande Cássio Witt, mentor do Canal Milhas & Milhas, gravou uma incrível e detalhada vídeo resenha de Licanarquia, confira nesse link, ou abaixo:
[Veja como foi] Ciberpajé e Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER (FAV/UFG) no Festival Gibirama, em Goiânia
O Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER(FAV/UFG), coordenado pelo Ciberpajé (Edgar Franco), foi selecionado para ter uma mesa no Festival Gibirama 2022, em Goiânia. O Grupo esteve presente apresentando suas produções artísticas nos 4 dias do evento. Nas palavras do Ciberpajé:
Confira nesse link um post do facebook com todas as legendas das fotos. O link é da primeira foto da sequência, basta avançar para ver todas as legendas.