quarta-feira, 31 de outubro de 2018

[Palestra] Ciberpajé realiza videoconferência de fechamento do I ASPAS NORTE, Macapá

Prof. Dr. Gian Dantos, um dos organizadores do I ASPAS NORTE coordena o debate após a palestra do Ciberpajé (foto de Marta Bezerra)
A ASPAS - Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS) com sede na cidade de Leopoldina, Minas Gerais, é uma associação de pesquisadores que ensejam a pesquisa e o desenvolvimento científico e pedagógico acerca da arte sequencial, com ênfase nas histórias em quadrinhos. Por estar localizada no Estado de Minas Gerais, a sede torna-se um ponto de encontro estratégico para a reunião de pesquisadores e pesquisadoras de todo o país.
Surgida em 2012, a Aspas tem reunido pesquisadores do Brasil inteiro em eventos em sua sede e em outros estados, dando enorme contribuição para o desenvolvimento das pesquisas sobre quadrinhos em nosso país. O Ciberpajé (Edgar Franco) foi inclusive um dos associados fundadores
Aspas Norte surge com o objetivo de congregar pesquisadores da Nona Arte da região amazônica, abrindo mais um espaço de divulgação de pesquisas e compartilhamento de experiências e publicações.
Sediado na Universidade Federal do Amapá, em Macapá, o evento I ASPAS NORTE  incluiu palestras, oficinas, lançamentos de publicações e também a apresentação de trabalhos de pesquisa sobre quadrinhos. Com isso, pretende-se estimular ainda mais a produção acadêmica sobre o assunto em nossa região, sendo o primeiro evento acadêmico dedicado à pesquisa dos quadrinhos no Amapá.
O Ciberpajé foi convidado para ministrar a videoconferência de fechamento do I ASPAS NORTE, na tarde do dia 26 de outubro, sua palestra teve como tema: "Criando Quadrinhos Expandidos: das HQtrônicas aos Softwares Livres da Natureza". O Ciberpajé explanou durante uma hora e meia sobre suas pesquisas envolvendo processos criativos de quadrinhos, indo das HQtrônicas até experiências de ENOC - estados não ordinários de consciência, utilizadas como inspiração para a criação de quadrinhos, apresentando inúmeros exemplos de suas criações. Ao final ainda respondeu às perguntas do público atento presente ao evento.

Público no I Aspas Norte
O Ciberpajé agradece aos organizadores professores doutores Gian Danton e Rafael Senra pelo convite. Saiba mais sobre o I ASPAS NORTE clicando na imagem abaixo:

[Veja como foi] Performance do Posthuman Tantra nas Ciberpajelanças

No dia 20 de outubro de 2018, durante o evento Ciberpajelanças, promovido pelo grupo de pesquisa CRIA_CIBER(FAV/UFG) no Espaço Cultural Ruptura, em Goiânia,  aconteceu a performance "Sex Bot Mantra" do Posthuman Tantra, com a formação: Ciberpajé (performer, musicista e diretor geral), I Sacerdotisa Rose Franco (performer e musicista), Luiz Fers (performer e figurinista), Amante da Heresia (performer e musicista) e Lucas Dal Berto (VJ). A apresentação, em VIII atos, incluiu a nova indumentária de Lobisomem Pós-humano desenvolvida pelo figurinista Luiz Fers para o ato "Tema o Homem, Ame o Lobo", em parceria com o Ciberpajé, e que integra sua pesquisa de mestrado em Arte e Cultura Visual, na FAV/UFG, orientada por Edgar Franco. A indumentária envolve um dispositivo sonoro interativo, pernas de lobo, luzes de led controladas na roupa e ainda uma máscara de leds sensível ao som incorporada ao projeto visual. Além da apresentação completa do figurino pós-humano do VIII ato (Tema o Homem, Ame o Lobo), durante o intervalo entre os atos VII e VIII, a performer convidada Lady Víbora realizou sua performance em parceria com 2 performers convidados - integantres do grupo de pesquisa CRIA_CIBER. O público presente ocupou o espaço da apresentação e permaneceu atento e conectado a ela durante toda sua duração de cerca de 1 hora.

Vejam algumas fotos da performance, momentos capturados pelo artista e fotógrafo Wallison Diniz.

 Ato I - Antena Biotecnológica

 Ato I - Antena Biotecnológica

  Ato II - Ciberpajelança

Ato II - Ciberpajelança

 Ato III - Tênue Esfera Azul

Ato III - Tênue Esfera Azul

 Ato IV - O Selvagem


Ato IV - O Selvagem


Ato IV - O Selvagem

 Ato V - Iniciação Sexual com um Robô Multifuncional

Ato V - Iniciação Sexual com um Robô Multifuncional

 Ato VI - Penetrando a Bioporta Virgem

 Ato VI - Penetrando a Bioporta Virgem

Ato VI - Penetrando a Bioporta Virgem

 Ato VII - A Mutação do Lobisomem Transumano

Ato VII - A Mutação do Lobisomem Transumano

Performance covidada: Lady Víbora e integrantes do grupo CRIA_CIBER

Performance covidada: Lady Víbora e integrantes do grupo CRIA_CIBER



Performance covidada: Lady Víbora e integrantes do grupo CRIA_CIBER


 Ato VIII - Tema o Homem, Ame o Lobo

 Ato VIII - Tema o Homem, Ame o Lobo


 Ato VIII - Tema o Homem, Ame o Lobo


Ato VIII - Tema o Homem, Ame o Lobo (foto de Matheus Moura)

 Grupo Posthuman Tantra após a performance: Lucas dal Berto, Luiz Fers, Ciberpajé, I Sacerdotisa e Amante da Heresia 

Sangue no chão: resíduos do VIII ato da performance 

Todos os performers e Adriana Mendonça - a mentora do Espaço Ruptura que convidou o Posthuman Tantra e o grupo CRIA_CIBER para realizarem as Ciberpajelanças, da esquerda para a direita: Lady Víbora, Amante da Heresia, Luiz Fers, Lucas Dal Berto, I Sacerdotisa, Ciberpajé, Guilherme Silveira, Adriana Mendonça e Bruno Mendonça. 

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

[Lançamento] Agartha: terceira edição do álbum em quadrinhos do Ciberpajé comemora 20 anos de seu lançamento

]Capa da terceira edição de Agartha, lançamento da Editora Marca de Fantasia


O lançamento em Goiânia da terceira edição do álbum em quadrinhos Agartha, obra do Ciberpajé (Edgar Franco), aconteceu durante a sessão de lançamentos do evento Ciberpajelanças, no Espaço Cultural Ruptura. Essa terceira edição de Agartha comemora os 20 anos da publicação de sua primeira edição pela Editora Marca de Fantasia, em 1998.
]
Mesa de lançamentos do evento Ciberpajelanças, em Goiânia

Agartha é um álbum em quadrinhos emblemático do gênero poético-filosófico criado por Edgar Franco (Ciberpajé) e publicado pela editora Marca de Fantasia em 1998, com segunda edição publicada em 2002. Esse gênero genuinamente brasileiro tem como duas de suas características principais: a intencionalidade poética e filosófica; e a inovação na linguagem quadrinística. Trata-se de uma obra singular concebida como uma reflexão fantástico filosófica que questiona a concepção arquetípica de paraíso/éden existente em diversas religiões ao redor do mundo, como no Cristianismo, Judaísmo e Maometanismo. O álbum investe no potencial poético e experimental das HQs poético-filosóficas, e em múltiplas simbologias alquímicas e esotéricas.


Mesa de lançamentos do evento Ciberpajelanças, em Goiânia

 Ciberpajé e o quadrinhista e pesquisador Guilherme Silveira com seu exemplar de Agartha, nas Ciberpajelanças, em Goiânia



Texto do Dr. Henrique Magalhães (UFPB) sobre Agartha

A terceira edição de Agartha também marcou o lançamento simultâneo do livro Agartha: Símbolos e Mitos nos Quadrinhos Poético-filosóficos, a obra é fruto de uma pesquisa sagaz sobre os aspectos simbólicos presentes no álbum em quadrinhos "Agartha". O livro foi escrito pela pesquisadora Dra. Danielle Barros (UNEB), uma das maiores estudiosas da arte do Ciberpajé e também conhecida como IV Sacerdotisa da Aurora Pós-humana. O ensaio é uma publicação da editora Marca de Fantasia e integra a coleção "Quadrinhos Poético-filosóficos", e foi lançado oficialmente durante as Jornadas Internacionais de Quadrinhos da USP, no dia 23 de agosto de 2018.

O livro objetiva apresentar aspectos simbólicos e míticos presentes no texto e arte de Agartha, assim como as reflexões filosóficas propostas sobre a concepção de um éden transcendente e os dilemas existenciais que envolvem essa concepção fundamentadas segundo conceitos filosóficos de Jung, com algumas referências a Chauí, Blavatsky e Chardin. Para Edgar Franco, Danielle Barros debruçou-se sagazmente sobre cada uma das páginas da obra, investigando os símbolos pregnantes e suas conexões com a narrativa em Agartha. Desvendando elementos sutis com uma excelente e sintética fundamentação teórica, trazendo luz a muitos aspectos herméticos da história e renovando o interesse de futuros leitores e pesquisadores dos quadrinhos poético-filosóficos.


O Ciberpajé e a IV Sacerdotisa durante o lançamento nas Jornadas Internacionais de Quadrinhos da USP, em São Paulo

Os interessados no livro e no álbum podem adquiri-los diretamente no sítio da editora Marca de Fantasia, nos links e imagens desse post, ou ainda diretamente com os autores para exemplares autografados: ciberpaje@gmail.com / danbiologa@gmail.com 


sexta-feira, 12 de outubro de 2018

[Lançamento] Novo álbum da DIAVOLOS em formato Pen Drive Card traz arte de capa do Ciberpajé

Diavolos - Assim Falou Diavolos, álbum em pen drive card com arte do Ciberpajé

Enquanto as aguardadas versões em CD e Vinil do novo álbum "Assim Falou Diavolos", da banda carioca DIAVOLOS, não saem, eles acabam de lançar uma limitadíssima versão da obra no belo e inusitado formato de Pen Drive Card. O Ciberpajé (Edgar Franco) é o autor da detalhada capa do novo álbum e sua arte também foi utilizada nessa versão em Pen Drive Card. Saiba mais sobre a Diavolous e adquira o Pen Drive Card nesse link.


[Lançamento] "DVD CRIA_CIBER: CIBERPAJELANÇAS" celebra 10 anos de criações em narrativas iconoclastas D.I.Y.

Capa do DVD, com projeto gráfico e arte de Amante da Heresia (Léo Pimentel)


No dia 19 de outubro de 2018 será lançado, durante o evento Ciberpajelanças, no Espaço Ruptura, em Goiânia, o "DVD CRIA_CIBER: CIBERPAJELANÇAS". O lançamento acontecerá às 20:00hs com a exibição completa da obra na mostra "Sinais de Fumaça" que inclui 24 produções audiovisuais do grupo de pesquisa CRIA_CIBER (FAV/UFG) coordenado pelo Ciberpajé (Edgar Franco). O DVD - com tiragem limitada e numerada de apenas 20 cópias - foi organizado e produzido por Amante da Heresia (Léo Pimentel) e pelo Ciberpajé e dividido em 4 partes: 1.Videoclipes do Posthuman Tantra; 2. Aforismos e Curtaforismos; 3. Videoarte/Animações/HQtrônicas; e 4. Curta-metragem.  A compilação sem fins lucrativos será comercializada a preço de custo.



A obra celebra 10 anos de produções audiovisuais iconoclastas do grupo CRIA_CIBER todas criadas com orçamento zero em uma proposta D.I.Y. O evento Ciberpajelanças tem entrada gratuita, veja mais detalhes sobre ele na imagem abaixo:





[Dia Nacional do Fanzine] Versão digital do zine "Café Filosófico # 2" traz capa, HQ e HQforismos do Ciberpajé, e HQs da IV Sacerdotisa e de Gazy Andraus


O fanzine "Café Filosófico", uma publicação do Instituto Federal Fluminense, campus Macaé, está lançando hoje - 12 de outubro de 2018 - dia Nacional do Fanzine, a versão digital de sua segunda edição. Esse número foi dedicado exclusivamente ao gênero poético-filosófico dos quadrinhos brasileiros e também ao novo subgênero HQforismos. A publicação é coordenada pelo lendário zineiro Beralto, coordenador do projeto IFFanzine, no Instituto Federal Fluminense, em Macaé, que edita também o premiado fanzine "Peibê" e também "Traços de Memória".

Além da arte da capa, o Ciberpajé participa também com um texto sobre o conceito de HQforismo, escrito em parceria com a IV Sacerdotisa Danielle Barros, com a HQ "Em Louvor aos Pré-humanos" e também com 2 HQforismos. Esse número inclui ainda um interessante texto de Gazy Andraus sobre o gênero Poético-filosófico dos quadrinhos, HQs de Gazy, da IV Sacerdotisa Danielle Barros e HQforismos criados por alunos da Oficina de HQforismos ministrada pela IV Sacerdotisa no IFF de Macaé. 

Leia a edição digital na íntegra clicando aqui, ou na imagem da capa do fanzine abaixo.




quarta-feira, 10 de outubro de 2018

[Exposição] "OVO: Uma HQtrônica Anacrônica" - Obra do Ciberpajé integra exposição EmMeio#10, no Museu da República, em Brasília


Ciberpajé em pose acadêmica ao lado da obra OVO na exposição EmMeio#10, Museu da República, Brasília

A exposição coletiva EmMeio#10 é uma das ações do 17° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#17.ART): a dimensão política da arte, que acontece no Museu da República, em Brasília, com apoio da UnB. EmMeio#10 tem curadoria de Tânia Fraga e Suzete Venturelli e reúne obras de artistas brasileiros que tratam das relações e tensões entre criação artística e novas tecnologias.

A obra OVO na exposição EmMeio#10, Museu da República, Brasília


A obra do Ciberpajé (Edgar Franco) que integra a exposição é chamada OVO: Uma HQtrônica Anacrônica. Trata-se de uma HQ expandida de uma página no formato A3 - inspirada em uma experiência de ENOC - estado não ordinário de consciência, com ingestão de Psilocybe cubensis. A HQ apresenta ao final um QR code que deve ser acessado pelos interatores para que eles possam ver os 5 finais possíveis criados para ela. Para conhecer os finais o interator terá que se dispor a passar por um processo incomum. A obra reflete sobre obsolescência programada e também sobre as tensões da hiperinformação versus a complexidade, ou seja, dificilmente há interesse de fruidores contemporâneos em algo que fuja do imediatismo da informação em rede.

OVO pode ser fruída na exposição EmMeio#10 no Museu da República, em Brasília, entre os dias 03 e 30 de outubro de 2018. Vejam abaixo algumas fotos da obra na exposição.

Os artistas Amante da Heresia e José Loures interagindo com OVO

 A obra OVO na exposição EmMeio#10, Museu da República, Brasília


 A obra OVO na exposição EmMeio#10, Museu da República, Brasília

 A obra OVO na exposição EmMeio#10, Museu da República, Brasília

 A obra OVO na exposição EmMeio#10, Museu da República, Brasília



A obra OVO na exposição EmMeio#10, Museu da República, Brasília