quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

[Ensaio Fotográfico] Ciberpajé realiza ensaio "Posthuman Light" com técnica de "light painting".

O ensaio foi realizado na cidade de Ituiutaba, Minas gerais, terra natal do Ciberpajé Edgar Franco, no dia 3 de janeiro de 2017. Dessa vez a direção de arte foi realizada pelo Ciberpajé, e pelos artistas multimídia Daniel Rizoto (mestrando em artes da UFU) e Anésio Neto (doutorando em artes da UnB), integrantes do grupo de pesquisa CRIA_CIBER (UFG), e contou com o apoio técnico de Ademar Vilarinho (mestrando FEA-USP).

Fotoforismo realizado a partir de imagem do ensaio.

As locações para o ensaio fotográfico experimental foram escolhidas pelo artista multimídia Daniel Rizoto, um local na periferia da cidade com máquinas agrícolas pesadas abandonadas e em processo de deterioração, com uma mensagem simbólica afinada com o ideário do Ciberpajé, já que tais máquinas são utilizadas em monoculturas transgênicas e com uso extremo de pesticidas que estão destruindo completamente o Cerrado visando lucro desmedido. Seu fim é apenas uma utopia desejada pelo Ciberpajé, a ferrugem e deterioração do maquinário nesse local simbolizam a licença poética de seu fim.


 Light painting com luva de leds.


  Light painting com luva de leds.

Longa exposição com iluminação dinâmica.

O ensaio foi construído em possibilidades amplas da chamada técnica do "Light Painting" baseada em longas exposições das poses permitindo a marcação da luz na imagem e a movimentação do corpo do performer. O Ciberpajé experimentou desenhar no ar, simulou diálogos e relações com seres fátuos criados no ar por ele e também criou algumas danças (ciberpajelanças) aproveitando as possibilidades da longa exposição. Confira nesse post algumas das imagens do ensaio  "Posthuman Light" que resultou em cerca de 100 fotos. 

  Light painting com luva de leds.

 Ciberpajé desenhando no ar com lanterna de led.

 Ciberpajé desenhando no ar com lanterna de led.


  Ciberpajé interagindo com uma das suas criaturas desenhada no ar com lanterna de led.

  Light painting com luva de leds.

  Light painting com luva de leds.

 Ciberpajé interagindo com uma das suas criaturas desenhada no ar com luva de led.

 Dançando uma Ciberpajelança.

 Dançando outra Ciberpajelança.

A equipe do ensaio. Da esquerda para a direita: diretor de arte e fotógrafo Daniel Rizoto (UFU); Diretor de arte e performer Ciberpajé (UFG); diretor de arte e fotógrafo Anésio Neto (UnB/IFP) & auxiliar técnico Ademar Vilarinho (USP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário