Capa do EP musical "Lira do Meio Século: uma opereta pós-humanista"
Está on-line o novo EP do Projeto Musical Ciberpajé, Lira do Meio Século: uma opereta pós-humanista, confira-o na íntegra nesse link.
A opereta sela nova parceria com o musicista Alan Flexa que já criou muitas obras sonoras com o Ciberpajé, sendo um de seus parceiros musicais mais frequentes e também um dos que ele mais admira como músico, produtor e ser humano. Flexa, além das músicas também realizou a mixagem e masterização do EP, enquanto o Ciberpajé foi o responsável pela concepção artística da obra, pelo texto aforístico completo da opereta - que faz referência direta à suas visões da existência na perspectiva de seus 50 anos de vida - pelas vozes e também pelo projeto gráfico e arte da opereta que apresenta uma única faixa de 18 minutos dividida em 6 atos. Nas palavras do Ciberpajé:
"Subvertendo o conceito tradicional de opereta, que envolve temas mais leves, mas mantendo a ideia de tratar-se de uma “pequena ópera” na qual a recitação predomina ao canto, concebemos a “Lira do Meio Século”. O título é uma referência poética ao longo e impactante poema“Lira dos 20 Anos”, de Álvares de Azevedo, mas não seguimos como ele o esquema rígido de uma “lira literária”.
Na “Lira do Meio Século” substituimos a temática melancólica do amor não realizado e da morte iminente da “Lira dos 20 Anos” pela experiência de retratar a visão do amor e da morte na maturidade, apresentando os valores que seguem tendo um sentido diante da percepção das realidades da vida, dos seres e da biosfera, trazendo a concepção anti-egóica do pós-humanismo, superando assim o humanismo egoísta do antropoceno.
O poema aforístico, escrito e recitadopor mim, ganhou uma dimensão sonora singular com múltiplas atmosferas que sofrem influências das óperas tradicionais, das óperas rock e da música étnica, chegando à música eletrônica. Uma concepção musical peculiar criada pelo musicista Alan Flexa."
Os criadores da opereta sugerem uma audição acompanhada pela leitura simultânea dos atos presentes no encarte completo da opereta que pode ser ouvida e baixada gratuitamente nesse link. Abaixo reproduzimos o encarte completo da obra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário